Almeida Júnior – MOÇA COM LIVRO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

mocoli

A composição Moça com Livro é uma das obras mais admiradas do artista brasileiro Almeida Júnior, mas infelizmente não se sabe a data em que foi feita.

A modelo encontra-se, em primeiro plano, deitada sobre o relvado, pintada de frente, em meio-corpo, tendo ao fundo uma densa mata. Tem um livro entreaberto à sua frente, possivelmente um romance, do qual retém algumas páginas na mão esquerda. Usa uma veste branca, com um longo decote, que deixa seu ombro esquerdo a descoberto. Dela emana, ao mesmo tempo, sensualidade e pureza.

Numa atitude devaneadora, com a mão direita próxima ao queixo, como se segurasse o rosto, a moça não olha para o livro que tem diante de si. Seu rosto possui tez branca, bochechas rosadas, sobrancelhas negras e arqueadas, olhos escuros semelhantes à cor dos cabelos, nariz bem feito e boca sensual, entreaberta. A sua pele clara e a cor branca do livro e da blusa iluminam-na.

A moça, com o rosto voltado para cima e olhos olhos sonhadores, parece indagar sobre alguma coisa ou cismar sobre aquilo que acabara de ler, possivelmente um trecho de um romance.

Ficha técnica
Ano: sem data
Dimensões: 50 x 61 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo do MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Brasil

Fonte de pesquisa
Almeida Júnior/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *