Arthur Hughes – A ANUNCIAÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH  

gabi

Outra pintura muito diferente sobre o tema evocado até agora é a Anunciação do pintor inglês Arthur Hughes, que fez uma obra requintada, usando lindas cores puras, retratando um momento suave e poético. A cena é montada num jardim, cheio de lírios brancos e lírios roxos, flores ligadas à imagem da Virgem Maria.

Além dos lírios vistos no jardim, uma videira, símbolo da Paixão de Cristo, desce sobre uma armação de madeira que a sustenta, e abaixo da qual se encontram a Virgem e o anjo Gabriel.  Enrolada no tronco na videira, e subindo sobre ela, até atingir a parte central superior da pintura, estão os rostos da serpente e de Eva, símbolos do Jardim do Éden.

A Virgem, à direita da composição, está usando um vestido roxo com uma larga faixa azul. Um delicado véu branco e transparente cobre-lhe a cabeça e o rosto, descendo sobre seu tronco. Sobre o véu, uma fina faixa vermelha circunda sua cabeça. Ela traz os pés descalços.

Maria, uma mocinha tímida, mostra-se surpresa com o aparecimento do anjo e, numa atitude de humildade, coloca a mão direita sobre o peito. E nesta mesma mão ela segura uma roca, enquanto no banco, à sua esquerda, encontra-se um rolo de lã vermelha. Roca e lã referem-se à lenda sobre sua educação no Templo de Jerusalém, onde se supõe que tenha tecido vestes para sacerdotes. Ela usa uma longa túnica roxa.

O anjo, com as mãos cruzadas sobre o peito, possui delicadas asas brancas, e delas se projeta um manto de luz misteriosa, que desce por seu corpo, cruza na altura das coxas e desce até o chão, cobrindo seus pés. Seu vestido é multicolorido, enfeitado com estrelas na gola e, abaixo da cintura, é ornamentado com lírios. Seus cabelos são dourados e, sobre a cabeça, traz um halo azul, que alude a sua divindade. Está cercado por inúmeros lírios.

Uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, encontra-se no alto do quadro, próxima a Eva. E um vaso de cerâmica, com lírios roxos, encontra-se à direita do anjo Gabriel.

Ficha técnica:
Data: c. 1858
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 61,3 x 35,9 cm
Estilo: Romantismo
Gênero: pintura religiosa
Localização: Galeria de Arte de Birmingham, Reino Unido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *