Benozzo Gozzoli – S. DOMINGOS RESSUSCITA NAPOLEÃO…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O painel São Domingos Ressuscita Napoleão Orsini, que caiu do Cavalo é uma obra do pintor italiano Benozzo Gozzoli (1420-1497), cujo nome de nascimento era Benozzo di Lese. Ele é tido como dententor dos estilos da pintura da Toscania e da Úmbria, tendo assim contribuído para a transição do estilo Gótico para o Renascimeto. Trabalhou com o escultor Lorenzo Ghiberti, em Florença, e com Fra Angelico, na Cidade do Vaticano. Criou afrescos e pinturas sobre madeira. Era dono de um estilo muito vivo de narrativa.

A pintura em questão era parte do retábulo “Madona, Anjos e Santos”, que foi encomendado ao pintor pela Confraria da Purificação da Virgem, de Florença. O contrato, muito preciso, estabelecia que:

  1. o artista deveria usar como modelo o retábulo de Fra Angélico, em São Marcos;
  2. todo o trabalho teria que ser executado pelo punho do pintor;
  3. o quadro deveria superar qualquer obra até então feita pelo mesmo, ou, pelo menos, deveria ser comparável em qualidade.

À esquerda, o pequeno Napoleão Orsini, ainda criança,  é visto sob os cascos traseiros de um cavalo empinado, com todo o seu peso sobre ele,  enquanto um jovem de vermelho tenta conter o animal agitado. Da cabeça atingida do menino jorra sangue, que se acumula no chão. No meio da pintura, sob um tapete vermelho, onde se vê uma almofada da mesma cor, já restabelecido pelo milagre, o garoto encontra-se de pé, com as mãos em formato de agradecimento, voltado para o santo, que o abençoa silenciosamente.

Três mulheres estão sentadas no chão, em torno de Napoleão Orsini. Duas delas trazem os olhos fixos em São Domingos, enquanto a terceira observa a criança. Um grupo de pessoas, à direita e próximas ao santo, tendo à frente monges com roupas vermelhas, mostra-se plenamente tocado. Um segundo homem, usando vestes semelhantes às do santo, possivelmente um irmão da mesma ordem, encontra-se atrás desse. A auréola de São Domingos comprova sua santidade.

Ficha técnica
Ano: c. 1461
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 25 x 35 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Edit. Könemann
http://www.wga.hu/html_m/g/gozzoli/5various/1orsini.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *