Bosch – O ANDARILHO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

ANDARILHO1

A composição O Andarilho é uma obra do pintor medieval Hieronymus Bosch. A figura aqui apresentada, em primeiro plano, é muito parecida com aquela de O Caminho da Vida, embora se mostre com roupas ainda mais miseráveis, tendo um rasgão na calça, que deixa o joelho direito a descoberto. Sua perna esquerda, machucada, está enrolada num pedaço de tecido branco.  Traz um cajado na mão direita e um chapéu na esquerda.

O personagem também enfrenta os perigos do mundo, aqui representados pela estalagem, caindo aos pedaços, que simboliza o mundo diabólico, como confirma a visão de um homem urinando atrás dela, o casal abraçado à porta. Uma mulher curiosa olha através de uma das janelas degradantes, possivelmente esperando por um cliente.

O próprio estado de pobreza do viajante pode significar que se encontra assim, por ter levado uma vida devassa, tendo sucumbindo às tentações e, em consequência, caído numa vida miserável, pois seu rosto parece olhar para trás, seduzido pelo passado. Com Bosch tudo é possível, quando se trata de personificar o pecado.

Uma coruja, no alto da árvore, acima da cabeça do homem, é um símbolo do mal. Há outros animais na composição: uma porca comendo num cocho com seus seis filhotes, uma gaiola com um pássaro, duas galinhas, um cachorro, uma vaca, uma ave na porteira e outra na árvore, cuja significação é desconhecida.

Ficha técnica
Ano: c. 1494
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 71,5 cm de diâmetro
Localização: Museum Boymans-van Beuningen, Roterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
Bosch/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *