Chagall – A PITADA DE RAPÉ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

apidera

A composição A Pitada de Rapé  é uma obra do pintor russo Marc Chagall, que apresenta um de seus temas queridos: a gente de seu país.

Sentado diante de uma mesa encontra-se um senhor judeu, de frente para o observador, usando sua quipá (chapéu, boina, touca ou outra peça de vestuário utilizada pelos judeus, tanto como símbolo religioso como sinal de temor a Deus) preta sobre seus cabelos cacheados, que lhe caem dos lados, cobrindo-lhe as orelhas. Inúmeras rugas enfeitam sua testa clara. Uma espessa barba negra cobre-lhe o rosto, descendo-lhe pelo peito. Seus olhos são enormes e escuros, e as sobrancelhas espessas.

A figura altiva, que encara o observador, leva a mão direita ao nariz com o pó de tabaco para ser cheirado, enquanto conserva a caixinha de rapé na mão direita, estendida sobre a mesa. Na parede, às costas do judeu, vê-se parte do que parece ser uma mandala.

No fundo do quadro, à direita, estão as filactérias e a estrela de Davi. Sobre a mesa vê-se um livro aberto, com sinais gráficos hebráicos. A escrita “Segal Mosche” encontra-se no livro em caracteres hebraicos. Trata-se do nome do pintor em seu país. Viria a ser mudado para “Marc Chagall”, pelo próprio artista.

Ficha técnica
Ano: 1912
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 128 x 90 cm
Localização: coleção particular

Fonte de pesquisa
Marc Chagall/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *