Da Vinci – RETRATO DE GINEVRA BENCI

Autoria de LuDiasBH

reginben

A composição denominada Retrato de Ginevra de’ Benci é uma obra do genial pintor italiano Leonardo da Vinci. Ele enche de luz o rosto da modelo jovem e pálida, assim como seus cabelos e ombros, expondo com nitidez os pequenos cachos que circundam seu rosto. Os cabelos dourados, partidos ao meio, reforçam a testa altiva de Ginevra, num rosto delicado de sobrancelhas finas, nariz e boca pequenos.

A mulher mostra-se serena e tristonha, com o olhar meio baixo, como se estivesse concentrada em algo distante. Abaixo de seu pescoço longo é possível notar uma blusa transparente, com a gola em forma de V, abotoada por um pequenino botão dourado, e que fica por baixo de seu vestido de gola quadrada, fechada com uma fita azul em zigue-zague.

Atrás da cabeça da moça, vê-se um arbusto escuro (um zimbro espinhoso) que destaca ainda mais a sua figura iluminada. À sua esquerda desenrola-se uma bela paisagem, sendo possível observar a água suavemente iluminada, montanhas azuis e duas altas torres.

Infelizmente, ao que parece, parte da pintura foi cortada, na parte inferior. Alguns estudiosos dizem que foram perdidos cerca de nove centímetros, na parte inferior, à altura superior do torso. Possivelmente, suas mãos eram vistas na pintura.

Ginevra, aos 16 anos (alguns dizem ser aos 17), já era esposa de um rico florentino, Luigi di Bernardo, sendo também amada pelo embaixador de Veneza, Bernardo Bembo. Era filha do banqueiro Amerigo Benci. Segundo alguns estudiosos, este quadro, provavelmente, comemora o seu casamento.

Ficha técnica
Ano: 1474-1476
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 42 x 37 cm
Localização: National Gallery of Art, Washington, USA

Fontes de pesquisa:
Da Vinci/ Coleção Folha
Da Vinci/ Abril Coleções
Da Vinci/ Cosac e Nafy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *