Duccio – MADONA RUCELLAI

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

maru

O retábulo Madona Rucellai, também conhecido como Nossa Senhora no Trono com o Menino e Seis Anjos, é tido como uma das primeiras obras do pintor italiano e pré-renascentista Duccio. Foi encomendado para o altar-mor de Santa Maria Novella, sendo tido como um dos maiores e mais influentes retábulos da época. Segundo inúmeros críticos, esta é uma das obras mais conceituadas da história da arte italiana.

A Virgem encontra-se num trono de madeira, ricamente trabalhado, sentada sobre uma almofada vermelha. Ela usa um manto azul-escuro sobre um vestido vermelho. No colo traz seu Menino que tem a mãozinha direita em formato de bênção, enquanto olha para a esquerda. Maria mira piedosamente o observador. Seis anjos alados – sendo três de cada lado – estão voltados para ela e seu Menino Jesus. Eles se apoiam no trono, como se assegurassem de que sua preciosa carga encontra-se segura. Todas as figuras trazem halos dourados, simbolizando a divindade de cada uma. O trono é ornado em cima com um tecido trabalhado, formando uma espécie de cortina.

O artista mostra em sua obra uma preocupação com o todo, dando aos pormenores grande atenção, como mostram as roupas e relações espaciais das figuras. Ainda que vestidas, é possível destacar os corpos dessas. As linhas que percorrem o manto da Virgem – de cima a baixo –  comprovam a influência da escultura do Gótico sobre o Duccio. Também é possível notar a influência de Cimabue na obra.

Ficha técnica
Ano – 1285
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 450 x 292 cm
Localização: Galleria degli Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa
Duccio/ Abril Cultural
1000 obras-primas da cultura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *