Duccio – MAESTÀ

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

maesta1

A parte mostrada refere-se ao painel principal e central da frente do retábulo Maestà, obra do pintor italiano e pré-renascentista Duccio, na qual ele funde elementos góticos e bizantinos. Foi a única parte criada como uma só composição. O artista demonstra um agudo senso de simetria e ordenação das figuras.

Neste pormenor de Maestà, a Virgem Maria, com seu Menino Jesus no colo, encontra-se ladeada por vinte anjos e dezenove santos. Dentre eles se encontram quatro padroeiros da cidade de Siena, que aparecem ajoelhados, em primeiro plano. Trata-se de uma composição simétrica, com o mesmo número de figuras de cada lado. A Virgem e o seu Menino, que mais se parece com um adulto em miniatura, possuem um tamanho maior, em razão da hierarquia que detêm. Ela se encontra sentada num suntuoso trono de mármore trabalhado. Traz seu rosto levemente inclinado para sua esquerda.

A Virgem Mãe, com seu Menino nos braços, ocupa o centro da composição e encontra-se rodeada por uma legião de anjos, postados à sua direita e à esquerda, muito parecidos em suas posições e fisionomias. Aí também estão representados: São João Evangelista, São Paulo, Santa Catarina de Alexandria, São João Batista, São Pedro, Santa Inês e os santos padroeiros da cidade: Santo Ansanus, São Sabino, São Crescentius e São Victor. No friso superior, na parte de cima da composição, dentro de arcos, estão os outros dez apóstolos. Os quatro santos ajoelhados têm seus rostos individualizados.

A Rainha do Céu, figura principal da obra, está envolta por um manto azul-escuro sobre um vestido vermelho, decorado com dourado. Ela está sentada num trono, de frente para o observador, como se o chamasse para dela se aproximar. Uma cortina desce às suas costas, cobrindo a almofada na qual se senta.

Nota: o artista escreveu, ao pé do trono da Virgem, a seguinte inscrição: “Santa Mãe de Deus, sê causa da paz para Siena e dá vida para Duccio, pois assim ele te pintou.”

Ficha técnica
Ano – c. 1308/11
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 211 x 425 cm
Localização: Museo dell’Opera Metropolitana, Siena, Itália

Fontes de pesquisa
Duccio/ Abril Cultural
1000 obras-primas da cultura europeia/ Könemann
http://www.themasterpiececards.com/famous-paintings-reviewed/bid/92327/Famous-Paintings-Duccio-s-Maesta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *