EFEITO SANFONA E RETENÇÃO DE LÍQUIDO
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

   moiss (*)

Retenção de líquido

Não há sensação pior do que a de ter ganhado alguns quilos extras do dia para a noite. Esta é uma queixa bastante comum entre as mulheres. Mas nem sempre esse aumento de peso significa excesso de gordura no corpo. A culpa pelo inchaço repentino pode ser da retenção de líquidos pelo organismo, que acaba causando um breve, porém indesejado, “efeito sanfona”.

O que muita gente não sabe é que uma pessoa pode ganhar de 1 a 2 kg durante o dia por conta da retenção de líquidos. Inúmeros são os fatores que levam a esse aumento de peso, bastante evidente nas mulheres na época que antecede a menstruação. A retenção de líquidos, além de na TPM, pode também ocorrer em diversas situações clínicas e, portanto, as mesmas devem ser investigadas. As causas orgânicas ligadas à retenção hídrica podem ser causadas por problemas:

  • renais,
  • cardíacos,
  • hormonais
  • ou vasculares.

A insuficiência renal pode provocar edema por uma deficiência dos rins em eliminar água, enquanto a insuficiência cardíaca, por dificuldade do órgão no bombeamento sanguíneo adequado. Além disso, problemas de funcionamento da tireoide, insuficiências venosas e linfáticas também podem causar edemas.

Estresse

É de extrema importância saber do nível de estresse emocional da pessoa. Quanto maior é o grau de estresse, maior é a liberação de cortisol na circulação, que é um hormônio que aumenta a retenção de líquidos. A mensuração do cortisol pode ser feita por simples coleta de sangue ou saliva e medida em laboratório.

Excluindo as causa orgânicas, as queixas de retenção de líquidos geralmente refletem um desconforto corporal relacionado ao excesso de peso, sedentarismo, má alimentação e dificuldade de retorno venoso e/ou linfático.

Os locais onde ocorre uma maior evidência desse inchaço são mãos, pernas e glúteos, porém, há pessoas que apresentam retenção hídrica generalizada, sentindo-se também inchadas nas mamas e na barriga. Além do inchaço, a retenção de líquidos pode apresentar outros sintomas como:

  • dores de cabeça,
  • pressão alta
  • vista embaçada,
  • além, é claro, do temido ganho de peso corporal.

Dietas com excesso de sal, ricas em proteína animal e baixa ingestão hídrica podem piorar os sintomas. Por isso, se faz necessário uma dieta balanceada para a melhora dos sintomas.

Cuidados

Sumarizando, a retenção de líquidos pode ser amenizada observando-se alguns pontos:

  • reveja sua dieta, reduzindo o consumo de sal e de proteínas animais, além de aumentar o consumo de água;
  • a prática de exercícios físicos contribui para uma melhora geral da circulação e, portanto, na mobilização dos líquidos;
  • a drenagem linfática é bastante útil, principalmente durante o período pré-menstrual, ajudando a eliminar líquidos e toxinas;
  • em caso de grande retenção hídrica, com grande incômodo para a pessoa, faz-se necessário uma consulta médica para uma análise detalhada e tratamento individualizado.

É muito comum vermos também, nesses casos, o hábito da automedicação com diuréticos. Sem um acompanhamento médico, isso pode acarretar problemas de saúde a médio e longo prazo. Pense nisso!

(*) Imagem copiada de www.abril.com.br

3 comentários sobre “EFEITO SANFONA E RETENÇÃO DE LÍQUIDO

  1. Adevaldo

    Lu
    Bacana este artigo do doutor Telmo. Atual e bem escrito. Vou encaminhar para algumas pessoas que têm preocupação com o peso.
    Abração,

    Devas

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Devas

      Os artigos do doutor Telmo têm feito muito bem para os leitores.
      Tratam sempre de temas necessários a nossa saúde.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Edward Chaddad

    Dr.

    Eu ouvi conselhos médicos e escolhi mudar de vida, quando tinha uns trinta quilos a mais do meu peso e fumava demais.
    Assim, escolhi como inimigos de minha saúde, há uns trinta anos atrás, o sal, o açúcar, o álcool, o cigarro, as gorduras em geral, incluindo os óleos. Também, deixei de lados todos os produtos industrializados.
    Procuro me alimentar com base na pirâmide alimentar, porém, buscando os orgânicos, pelo menos bastante verduras, legumes, frutas, cereais integrais, juntamente com o feijão, já em menor quantidade os ovos caipiras, leite desnatado, peixes, dando prioridade aos de água salgada, frango, um pouco de carne vermelha vez ou outra, porque ninguém é de ferro, acabo comendo um doce, um alimento gorduroso.
    Faço exercícios e cheguei bem aos setenta anos, perdendo mais de 30 quilos, devagar e sempre, nunca deixando de me alimentar convenientemente.

    Seus textos são muito importantes, pois nos mostram como podemos ter saúde.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *