El Greco – SÃO JOSÉ COM O MENINO

Autoria de LuDiasBH

sajocome

A composição São José com o Menino faz parte do retábulo (construção de madeira, de mármore, ou de outro material, com lavores, que fica por trás e/ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em baixo-relevo) principal que ornamenta a Capela de São José. Ele é o santo patrono.

Ao contrário de outras obras, que sempre mostram o santo como carpinteiro e, aparentemente distante da vida de Jesus, El Greco foge a esse convencionalismo, mostrando-o como protetor do Menino, que se segura firmemente a ele, envolvendo-o com seus dois bracinhos e encostando sua cabeça com cachos dourados em seu corpo, quando caminham de volta a Nazaré.

O Menino Jesus usa uma túnica de cor rosada, que contrasta com a túnica esverdeada e o manto amarelo do santo. Ele se encontra de perfil, mas traz a cabecinha virada para o observador. São José, com os olhos voltados para baixo, fita a criança, num misto de amor e vigilância. Enquanto segura seu cajado com a mão direta, protege a criança com a esquerda. A mão da criança parece muito grande para o seu tamanho. Ambos se encontram descalços.

São José e o Menino Jesus caminham, enquanto três anjos, em posições difíceis de serem imaginadas, descem do céu e lançam flores e coroas de louro à passagem dos dois. O anjo mais velho, no centro, usa uma túnica vermelha, mas os menores estão nus, com suas asinhas visíveis.

A cabeça de São José situa-se abaixo dos três anjos, centralizada na composição. Seu rosto é alongado e a barba pontuda, típico das figuras de El Greco.

Ficha técnica
Ano: 1597-1599
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 289 x 147 cm
Localização: Capela de São José, Toledo Espanha

Fonte de pesquisa
El Greco/ Editora Girassol

2 comentários sobre “El Greco – SÃO JOSÉ COM O MENINO

  1. Terezinha

    Lu,
    Gosto muito do trabalho do El Greco. Seus alongamentos. Ainda não conhecia este. Lindo, né?
    Parabéns para você, que está sempre a garimpar e a nos mostrar verdadeiras maravilhas. Viva!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      TT

      Também gosto muito da pintura do El Greco, assim como me impressiono com a sua intensa religiosidade.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *