Fra Filippo Lippi – A ANUNCIAÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

fra

A Anunciação do artista italiano Fra Filippo Lippi, ou simplesmente Lippo Lippi, é tida como uma das mais belas pinturas sobre o tema, em razão da suavidade e imensa ternura que repassa. Seus tons delicados ampliam os sentimentos de pureza, dignidade, respeito e devoção do pintor para com a Virgem. Esta pintura chegou a ser considerada uma obra de Fra Angelico, pois existe muita semelhança com os trabalhos desse. Descobriu-se depois que se tratava de uma obra de Lippi, criada num perído mais avançado de sua arte, quando ele pôs em ação, a influência recebida de Fra Angélico.

O artista retrata a Virgem Maria  no momento em que, ao ser visitada pelo anjo mensageiro, ela aceita ser a mãe do Filho de Deus. A cena é emoldurada em um pórtico de magnífica arquitetura renascentista, responsável por dar a ilusão de espaço tridimensional e que tem a sua abertura para um jardim próximo. Maria recebe a visita do anjo Gabriel de pé, embora, em outras pinturas sobre o tema, seja muito comum mostrar a Virgem de joelhos diante do mensageiro divino.

Maria está majestosamente vestida com um manto de cor azul muito suave, que se destaca do fundo branco da parede. Encontra-se com a cabeça baixa e com os olhos direcionados para o chão. Ela traz a mão direita sobre o peito, significando que aceita ser a mãe de Jesus. A pomba branca, símbolo do Espírito Santo, emite um raio de luz dourada sobre a Virgem. Um halo cor de ouro paira acima de sua cabeça, demostrando sua divindade. Abaixo de seu longo manto azul é possível ver seu pé esquerdo descalço. À sua frente, um livro de orações está aberto, o que significa que se encontrava rezando antes da entrada do anjo mensageiro.

O anjo Gabriel, ajoelhado diante da Virgem Maria, usa um manto vermelho sobre uma veste branca. Suas asas tem as cores das asas de um pavão. Também traz a mão direita sobre o peito, em sinal de humildade, por se encontrar diante daquela que será a mãe do Salvador. Na mão esquerda segura um ramo de magníficos lírios, que ultrapassa sua cabeça e quase toca a pomba branca. Na porta, à esquerda, outro anjo traz um ramo de flores, possivelmente lírios. E, logo acima, encontra-se Deus Pai, rodeado por anjos.

Ficha técnica:
Data: c. 1443/50
Técnica: óleo sobre painel
Dimensões: 203 x 186 cm
Localização: Alte Pinakothek,  Munique, Alemanha

Fontes de pesquisa

1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *