Gauguin – QUANDO VOCÊ SE CASARÁ?
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

pedra12
Gosto de toda a felicidade dos seres humanos de vida livre e dos animais. Fujo do artificial e entro na natureza: com a certeza de um amanhã similar a hoje, tão livre e tão belo, a paz vem a mim. Minha vida corre naturalmente e não tenho mais pensamentos vazios. (Gauguin)

A composição denominada Quando te casas? ou Quando Você se Casará? é uma obra do artista francês Paul Gauguin, que procurava na índole índia o primitivo, uma vez que o essencial, para ele, era o valor simbólico das linhas, que indicavam a estrutura primária da realidade. Ele não mais se prendia à simples imitação da natureza. Assim, acabou por abraçar uma nova concepção pictórica: o sintetismo, em que as formas são simplificadas, sendo a ideia mais importante do que a realidade. Passou a usar linhas grossas e traços escuros que delimitam as formas, criando compartimentos de cor.

A obra acima, feita no Taiti, encontra-se entre as 50 pinturas mais famosas do mundo. À época em que foi vendida, fevereiro/2015, transformou-se na obra de arte com o maior valor pago até então, em todo o mundo. Foram cerca de 300 milhões de dólares.

O quadro Quando Você se Casará? foi pintado por Gauguin durante a sua primeira permanência no Taiti. Ele apresenta duas nativas taitianas. Sua pintura traz as características do primitivismo: cores intensas, perspectiva distorcida e figuras lisonjeiras. A mulher que se encontra em primeiro plano está vestindo trajes típicos do Taiti, inclusive traz uma flor no cabelo negro, repartido ao meio. A outra, ao fundo, usa um vestido com gola alta e mangas compridas, sentada numa postura mais comedida, mostrando a influência missionária recebida. Mais ao fundo, em meio ao capinzal, são vistas duas figuras masculinas, com seus chapéus de palha. A cor amarela é predominante na pintura.

Ficha técnica
Ano: 1892
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 101,5 x 77,5 cm
Localização: coleção particular

Fonte de pesquisa
http://www.nytimes.com/2015/02/06/arts/design/gauguin-painting-is-said-to-fetch-nearly-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *