O Colosso é mais uma das obras enigmáticas de Goya, onde predominam as cores escuras. Na época a Espanha havia sido invadida pelo exército francês de Napoleão Bonaparte. Por outro lado, o pintor era acusado de ser “afrancesado”. Portanto, o quadro é fruto de momentos muito difíceis na vida do artista.
A figura central da obra é o gigante nu, de punhos cerrados e rosto semi-oculto, em meio a um céu tempestuoso. Ele parece atravessar as montanhas, de costas para as pessoas e os animais que se encontram no vale. O tamanho diminuto dos demais personagens contrapõe-se com o tamanho colossal do estranho ser.
Pessoas e animais são visto em louca correria nas mais diferentes direções, num salve-se quem puder, ou pernas para que as quero. O pânico é generalizado, ou melhor, quase, pois um jumentinho branco com arreios, no canto inferior da composição, permanece quieto, como se nada estivesse acontecendo.
Existem muitas teorias criadas na tentativa de decifrar esta composição. Em algumas o jumento branco seria o rei, noutras seria o povo, que nunca percebe o que está acontecendo. Eu fico cá pensando com os meus botões, se o pintor não representou Napoleão Bonaparte que andava abocanhando tudo, na figura do gigante, sendo o asno parado o medíocre Fernando VII?
Dados técnicos
Ano 1808 – 1812
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 116 x 105 cm
Museu do Prado, Madri, Espanha
Fontes de pesquisa
Goya/ Abril Coleções
Goya/ Coleção Folha
Goya/ Editora Manole Ltda.
Views: 17
Lu,
eu sou uma aluna do Ensino Médio e na minha aula de artes, com alguns amigos, iremos fazer uma curta metragem sobre essa obra, você tem alguma dica para nos dar?
Obrigada pela atenção!
Ceição
Sou eu quem agradece o seu acesso e comentário. Muito obrigada!
Sugiro que:
1. Dê uma pincelada primeiramente na vida do artista.
2. Fale sobre o estilo (ou estilos) que abraçou.
3. Fale sobre o porquê da fase de sua pintura negra.
4. Fale sobre a obra propriamente dita (Colosso).
5. Veja links que poderão ajudá-la no e-mail.
Abraços,
Lu