Grünewald – CRISTO INSULTADO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

A composição Cristo Insultado, também conhecida como Cristo Escarnecido, é uma obra do pintor alemão Matthias Grünewald, que cria uma passagem da Paixão de Cristo, retratada na Bíblia. Esta pintura é a primeira obra conhecida do artista, que veio a tornar-se famoso. Ao contrário das pinturas divididas em episódios, presentes no século XV, ele fez uma cena única e perfeita. Um movimento giratório pode ser traçado a partir de onde se encontra a figura de Cristo sentado, passando pelo valentão com o punho armado, até chegar naquele que manipula a corda, dando à cena uma movimentação semelhante à de um redemoinho. Trata-se de uma pintura colorida com grande força expressiva e com belos efeitos de luz.

Jesus Cristo, sentado sobre um pequeno muro de pedras, com as mãos e braços amarrados, é vendado pelos chefes de sua escolta. O Mestre usa uma vestimenta azul e tem os cabelos e a barba compridos e desalinhados. Seus pés estão descalsos.  Um imenso pano branco dá duas voltas em torno de sua cabeça, tapando-lhe os olhos, sendo depois amarrado no pescoço, e suas pontas caem sobre o peito. Seu corpo está ligeiramente tombado para frente. A boca entreaberta expressa dor e resignação diante de tamanha selvageria.

Os comandantes da guarda aproveitam para infrigir mais sofrimento a Jesus. Batem nele e exigem que faça uso de seus poderes para adivinhar quem o agrediu, como se fosse um jogo. Como se tratasse de um espetáculo circense, há a presença de um músico no grupo. Na plateia, composta por sete pessoas das mais diferentes idades, é possível até mesmo ver o rosto de um garoto, que espia atrás do grupo.  À esquerda, um homem vestido com uma túnica amarela, toca flauta e um pequeno tambor, ao mesmo tempo. Perto dele, um brutamontes levanta o braço com o punho cerrado para golpear a cabeça de Jesus. Um homem, usando uma roupa mais clara, cruzada na frente e empunhando um cajado, à direita, traz a mão espalmada, tentado deter o feroz agressor. Outro homem, usando gorro avermelhado, abraça este último, com as mãos tocando-lhe os ombros, e conversa com ele, parecendo meio contristado com o que vê. À direita, é possível enxergar apenas a cabeça de um homem que usa gorro. Ao todo são seis bastões presentes na cena.

A figura de costas para o observador, com suas calças vermelhas coladas e colete amarelo sobre a camisa branca, parece ser a mais sádica e a que mais chama a atenção. Ele traz parte da corda, que arrasta Cristo, enrolada na sua mão esquerda, e a ponta dela na direita, em posição de quem a usa para bater em Jesus. A sua posição torna-o inferior ao tamanhdo dos demais algozes. É também a figura responsável por introduzir o observador na cena.

Ficha técnica
Ano: c.1503
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 109 x 73 cm
Localização: Pinacoteca de Munique, Alemanha

 Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *