Guido Reni – A AURORA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

aaurora

A composição denominada A Aurora é uma obra do pintor italiano Guido Reni. Trata de um afresco esplêndido, tido como uma ode à luz.

Apolo (Febo), divindade solar, considerado pela mitologia grega como o deus da juventude e da luz, além de possuir muitos outros atributos e funções, e ser extremamente belo, encontra-se no Carro do Sol, puxado por três cavalos. Ladeiam-no as Horas (deusas do ano, das estações climáticas e da ordem natural da natureza e, atualmente, da ordem humana e social), de mãos dadas, caminhando sobre as nuvens.

À frente da comitiva voa Aurora, a deusa da madrugada. Sua função é a de anunciar o novo dia, e eliminar os sinais da noite escura. Ela se dirige à Terra, vista no canto inferior direito da pintura. A deusa traz nas mãos muitas flores. Um cupido com um archote aceso vem logo atrás dela, voando acima dos cavalos.

Ficha técnica
Ano: c. 1613-1614
Técnica: afresco no texto
Dimensões: 280 x 700 cm
Localização: Casino Rospigliosi-Pallavicini, Roma, Itália

Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Mitologia/ Thomas Bulfinch
Mitologia/ LM

2 comentários sobre “Guido Reni – A AURORA

  1. Marília Santos

    Muito bom este post, estou adorando visitar e ler os posts deste blog, sempre são legais e com dicas interessantes, informações e muitas coisas boas… Parabéns!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *