Hendrick Terbrugghen – A INCREDULIDADE DE SÃO TOMÉ

Autoria de LuDiasBH 

ainsame

O quadro A Incredulidade de São Tomé é uma obra do pintor holandês Hendrick Terbrugghen (1588-1629), importante caravagista de Utrecht. Em sua viagem à Itália, onde se presume que tenha conhecido Caravaggio, estudou com afinco o grande mestre italiano. Seus trabalhos incluem pinturas de temas religiosos e de gênero. Seus retratos realistas incluem pessoas do mundo teatral e gente simples. Usa em sua arte uma paleta com tons leves, assim como uma suave projeção da luz e da sombra.

A composição acima foi baseada em uma obra de Caravaggio com o mesmo tema. Jesus Cristo está ladeado por quatro apóstolos. São Tomé, um dos doze seguidores do Mestre, trajando uma vestimenta vermelha, põe o dedo indicador direito na sua ferida. A temática refere-se a uma passagem bíblica, que fala sobre a incredulidade de Tomé, ao encontrar Jesus Ressuscitado (João 20,26-28).

Conhecedor que era da obra de Caravaggio, Hendrick reforça a iluminação do pintor italiano, pondo em destaque os elementos narrativos. A luz advém de uma única fonte, colocando em destaque a expressão do rosto das figuras, podendo ser observadas até mesmo as pequenas rugas. Chama a atenção o primor das mãos da figura à esquerda de Jesus, com seu manto alaranjado. O artista reinterpreta Caravaggio, incorporando sua obra à tradição pictorial holandesa, num maravilhoso trabalho.

Ficha técnica
Ano: c. 1621
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 108,8 x 136,5 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *