Historiando Chico Buarque – BOM TEMPO

Autoria de LuDiasBH

Desprai

Um marinheiro me contou/ Que a boa brisa lhe soprou/ Que vem aí bom tempo. (Chico Buarque)

O domingo nasceu dourado depois de dias e dias nublados, com o sol teimando em surgir. É possível que o astro-rei andasse desencantado com as vilanias que acontecem por aqui. O operário, deslumbrado com a belezura da manhã, de sua janela cantava em alto e bom tom: “Um marinheiro me contou/ Que a boa brisa lhe soprou/ Que vem aí bom tempo/ O pescador me confirmou/ Que o passarinho lhe cantou/ Que vem aí bom tempo”.

O vizinho abriu sua porta, surpreso com a voz alegrada do operário, e perguntou-lhe o porquê de tamanha euforia. Ele lhe respondeu: “Dou duro toda a semana/ Senão pergunte a Joana/ Que não me deixa mentir/ Mas finalmente é domingo/ Naturalmente me vingo/ Eu vou me espalhar por aí/ No compasso do samba/ Eu disfarço o cansaço/ Joana debaixo do braço/ Carregadinha de amor/ Vou que vou/ Pela estrada que dá numa praia dourada/ Que dá num tal de fazer nada/ como a natureza mandou/ Vou/ Satisfeito, a alegria batendo no peito/ O radinho cantando direito/ A vitória do meu tricolor/ Vou que vou/ Lá no alto/ O sol quente me leva num salto/ Pro lado contrário do asfalto/ Pro lado contrário da dor”.

O operário, sempre sem dinheiro para um cinema ou teatro, já há muitos domingos na sua casinha, engaiolado, era pura alegria e amor. Enquanto ajuntava as tralhas para usufruir do dia ensolarado, continuava cantando sua prazenteira canção: “Ando cansado da lida/ Preocupada, corrida, surrada, batida/ Dos dias meus/ Mas uma vez na vida/ Eu vou viver a vida/ Que pedi a Deus”.  E alguns que o ouviam cantar, entre sorrisos diziam:

– O pobre fica feliz com tão pouco! E assim, equilibrando-se em meio às correntezas bravias, vai levando a sua insignificante vida!.

Obs.: Chico Buarque canta junto com João Bosco: BOM TEMPO

Nota: Descanso na Praia, obra de Di Cavalcanti

6 comentários sobre “Historiando Chico Buarque – BOM TEMPO

    1. LuDiasBH Autor do post

      Odonir

      Realmente os tempos estão nebulosos. Os piratas tomaram o navio. Mas o povo está saíndo do porão para conter a invasão tramada. E que venha Iemanjá, a rainha do mar, entre flores. Há de fazer bom tempo.

      Muito obrigada por sua visita. Volte sempre! Estou trabalhando todas as canções do Chico.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  1. Rui

    Querida Lu

    Belo texto e linda a música. Na verdade o Brasil precisa com urgência de uma boa brisa. Chega de tempestades e tempo nubloso, que haja bom tempo no Brasil.

    PS.Lu eu não acredito que o seu Brasil não tem um ministério da cultura, não quero acreditar.

    Abraços

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      Tudo chegou a este ponto porque a Justiça não agiu com firmeza, ao permitir que uma presidenta inocente fosse afastada do cargo. O Supremo Tribunal Federal tinha todos os meios para impedir a farsa, como mostram os vídeos gravados por um dos corruptos, em que um ex-ministro do atual governo interino (caiu após o vídeo chegar a público) dizia que era preciso tirar a presidenta, para impedir a operação Lava-Jato que estava a descobrir os roubos dos patidos oposicionistas. E pior, a grande mídia estava compactuada com eles.

      O atual presidente interino tirou o Ministério da Cultura, mas já teve que voltar com ele, em razão do protesto dos artistas. O cara é um babaca, que também está com o nome sujo, tirando todos os ganhos dos pobres e dando mais direitos aos ricos. Estamos aqui na luta, para tirá-lo do poder. Torça por nós!

      Rui, para acompanhar as notícias do Brasil, leia na internet um jornal chamado BRASIL 247.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *