ÍNDIA – A SUÁSTICA HINDU

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

carel

A palavra suástica, que no sânscrito significa “boa sorte”, também conhecida como cruz gamada é um símbolo místico, um amuleto encontrado em muitas culturas, tanto nos tempos antigos quanto nos atuais. São conhecidas as suásticas dos índios Hopi, dos Astecas, dos Celtas, dos Budistas, dos Gregos, dos Hindus, das culturas pré-cristãs, das tribos nativas norte-americanas, do período neolítico, com pequenas variações entre umas e outras.

Alguns autores imaginam que a suástica tenha sido um símbolo muito especial, por ser encontrada nas mais diferentes culturas, em tempos diferentes, sendo que muitas dessas culturas, jamais tiveram contatos entre si. Como indicativa do bem, pode ser vista como a representação dos quatro ventos e ou dos quatro deuses guardiães do mundo.

Quando pesquisamos sobre a suástica hindu, descobrimos que ela é tida como um símbolo da benevolência e da paz. Infelizmente, o nazismo não deixou de maculá-la, após o genocídio causado pelo preconceito e intolerância dos alemães da época. Embora tal símbolo tenha enfraquecido com o tempo, na Índia, um hindu que é visto com uma tatuagem da suástica é confundido em várias partes do mundo com um nazista.

Muitos hinduístas deixaram de usá-la, enquanto outros, mais fervorosos, ainda acreditam na rua reabilitação, pois assim como as palavras, os símbolos podem ter significados diferentes, a exemplo da cruz, em vários momentos da história humana.

Para o hinduísmo, a sua suástica foi roubada por Hitler, que a usou como um símbolo de guerra e de destruição, em suma, como representação do mal e do ódio ao diferente. Se antigamente ela simbolizava a sorte, hoje é sinônimo de barbárie, crueldade e genocídio em quase todo o mundo.

Muitos de nós nos perguntamos, como e por que o Nazismo adotou a suástica? São muitas as hipóteses. Segundo dizem alguns historiadores, um arqueólogo alemão encontrou numa escavação da antiga Troia uma suástica. O que para ele significava a migração ancestral do povo indo-europeu, ou seja, dos arianos, descoberta que comprovava a união entre os antigos germânicos e as culturas védicas e gregas. Além disso, Hitler também se inspirou no seu conteúdo místico, fazendo dela a bandeira do nazismo, que tremularia com ferocidade por várias partes do planeta. Assim, ela era definida pelo movimento:

  • vermelho – indicava a ideia social do movimento;
  • branco –  indicava a ideia nacionalista;
  • a suástica – indicava a missão de lutar pela raça ariana, e ao mesmo tempo pelo triunfo da ideia do trabalho criativo, que seria sempre anti-semítico.

Outra hipótese é a de que, baseando-se na teoria da invasão ariana da Índia, os nazistas entendiam que os primeiros arianos daquele país, introduziram o símbolo da suástica, que foi encampado pelas tradições védicas e sendo, portanto, a suástica a simbolização dos invasores brancos. E ainda julgavam que o sistema de castas hindu tinha sido um meio criado para se evitar a mistura racial, em tempos idos, naquela civilização.

Nota: Imagem copiada de http://petersond.files.wordpress.com

8 comentários sobre “ÍNDIA – A SUÁSTICA HINDU

  1. João Sousa

    Obrigado, Lu!
    Foi muito bom para meu trabalho escolar. Foi o melhor site que encontrei, que soube abordar da melhor maneira este tema ;).

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      João Sousa

      Fico contente ao saber que pude ajudá-lo em seu trabalho escolar. Falou sobre este espaço a seus amigos. Agradeço também a sua visita e comentário. Volte sempre.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Letícia

      Não há nada a agradecer, minha querida, sou eu quem agradece por sua presença e comentário no blog.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Bruno

    Parabéns pelo post, é sempre louvável a busca pelo conhecimento em detrimento dos pré conceitos estabelecidos pelo senso comum.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Bruno

      Muito obrigada por sua visita e comentário.
      Faço deste espaço um lugarzinho seu.
      Será uma honra recebê-lo.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Xunda

      Você tem toda a razão, pois foi um período lamentável da história humana.

      Obrigada por sua participação.
      Volte sempre.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *