Lorenzo di Credi – ANUNCIAÇÃO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

anunc

O quadro Anunciação é uma obra do pintor e escultor italiano Lorenzo di Credi  (c.1459-1537), que foi aluno de Andrea del Verrocchio, tendo trabalhado com ele em sua oficina, e herdado sua direção após a morte do mestre. Foi colega de Leonardo da Vinci. Incialmente foi influenciado por ele, mas depois deu-se o inverso. Foi professor de Giovanni Antonio Sogliani e de Antonio del Ceraiolo.

Sua bela composição apresenta a Virgem Maria, recebendo a visita de um anjo, que anuncia que ela será a mãe do Filho de Deus. Ambos se encontram num ambiente belamente adornado, que mostra como era a decoração interior daquela época, em que predominava o uso de madeira marchetadas, esculpidas ou ornamentadas com estuque.

Cada uma das figuras está postada diante do vão de uma das duas janelas em arco, com a porta ao meio, também em formato de arco, separadas por colunas decoradas com relevos antigos e primorosos. Elas parecem ter sido captadas e paralisadas num determinado momento, pois mostram-se emudecidas em seus gestos suspensos.

A Virgem Maria encontrava-se rezando em seu quarto de arquitetura clássica, quando foi surpreendia com a presença do anjo, como mostra seu gesto de surpresa. À sua esquerda está uma cama de madeira, forrada com uma colcha verde, sobre a qual descansa uma almofada vermelha. Aos pés da cama está uma mesa de madeira, parecida com um genuflexório, onde se vê, aberto, seu livro de orações.

O pórtico, do qual se vê duas colunas cornijas, leva a uma bela paisagem ensolarada, com árvores perfiladas, formando um caminho, e outras ao redor. Há também a presença de uma igreja, um lago e montanhas, sob um céu azul. Chama a atenção o horizonte maior da paisagem à esquerda, enquanto o da direita mostra-se coberto pela névoa, como se as partes não fossem contínuas. Há uma grande harmonia entre o interior e o exterior da cena.

No pavimento são vistas as sombras da Virgem e do anjo, e também das duas janelas em forma de arco. A cama e o porta-livros têm por finalidade complementar a perspectiva do ambiente, ampliando-o. A parede de madeira, às costas do anjo, mostra a mesma curvatura das janelas e também os trabalhos ali executados. Atrás do mensageiro está a porta pela qual ele entrou. Na parte de cima, próxima ao teto, estão cinco janelas circulares. A madeira escura do ambiente contrasta com a paisagem suave e luminosa. A luz vem do fundo do quadro e da esquerda, da porta aberta às costas do anjo.

Abaixo, em primeiro plano, aparecem os degraus decorados com cenas do Gênesis, referentes a Adão e Eva no Jardim do Éden. A primeira, a começar pela esquerda, refere-se à criação do homem; a segunda, à queda; a terceira diz respeito à expulsão do paraíso. A separação entre as cenas é feita com pilastras decoradas com vasos, flores e escudos com águias, referentes ao brasão do dono da encomenda.

Ficha técnica
Ano: c. 1480-1485
Técnica: têmpera e óleo sobre madeira
Dimensões: 88 x 71 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://it.wikipedia.org/wiki/Annunciazione_(Lorenzo_di_Credi)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *