Lucas Cranach, o Velho – VÊNUS E CUPIDO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

venecu

A composição Vênus e Cupido, também conhecida como Cupido Queixando-se a Vênus, é uma obra mitológica do artista alemão Lucas Cranach, o Velho, que pintou muitas versões deste tema. Aqui, o elemento principal da pintura é o nu feminino.

Cupido, o deus do amor, e sua mãe Vênus, a deusa do amor, encontram-se em primeiro plano, na borda de uma floresta. Ela se encontra nua, com o corpo de perfil, numa posição muito sensual, com um arranjo de flores na cabeça e inúmeros colares em volta do pescoço. Traz a mão esquerda num dos galhos de uma árvore com tronco áspero, apinhada de frutos, e a direita voltada para o filho, embora não o olhe. Seu pé direito apoia-se na relava e o esquerdo sobre um galho, abaixo do qual está uma pedra, que traz o desenho de um dragão alado, o emblema da assinatura do artista.

Cupido, filho de Vênus com Marte, traz o corpinho nu, virado para o observador, mas a cabeça voltada para a mãe, queixando-se de que fora picado por abelhas, ao roubar o favo de mel que se encontra em sua mão direita, ainda com uma abelha sobre ele. Três outras abelhas são vistas sobre seu corpo: uma na testa, outra no antebraço e uma terceira acima do peito esquerdo. Dois veados-galheiros encontram-se detrás da árvore frutífera, o que leva a crer que se trata de um local selvagem.

Ao fundo é vista uma paisagem rochosa com uma casa de telhado vermelho, cuja sombra é projetada na água, e campos cultivados. Atrás das rochas surge uma cidade com suas torres, com a sombra também refletindo na água. Na parte superior direita da composição, como lição de moral em relação ao mau comportamento de Cupido, está escrito: “não há prazer sem sofrimento”, ou “não há doçura sem dor”, ou ainda “o prazer da vida está misturado com o sofrimento”.

 Ficha técnica
Ano: c. 1525

Técnica: óleo sobre madeira transferido para painel
Dimensões: 81,3 x 54,6 cm
Localização: Galeria Nacional, Londres, Grã-Bretanha

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

https://www.nationalgallery.org.uk/paintings/lucas-cranach-the-elder-cupid-complaining-to-venus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *