Mestres da Pintura – PETRUS CHRISTUS

Autoria de LuDiasBH

petch

Pouco se sabe sobre a vida do pintor flamengo Petrus Christus (c.1415-1472/73), tido como um dos mais importantes sucessores do pintor Jan van Eyck. Além de ter sido colaborador desse após a sua morte, Petrus Christus foi quem levou avante o trabalho de sua oficina, inclusive terminando algumas obras inacabadas, deixadas por Eyck. Veio depois a criar a sua própria oficina, tornando-se um dos mais famosos representantes da Escola de Bruges.

Além da influência recebida de Jan van Eyck, Petrus foi também influenciado pela arte de Rogier van der Weyden e a de Robert Campin. É tido como um dos principais pintores da geração seguinte. Baseando-se apenas em suas experiências, o artista acabou por descobrir a lei da perspectiva linear, que foi aplicada em suas obras. Também é considerado o primeiro pintor a fazer uso de um cenário de interior para pintar seus modelos diante dele. É também famoso por suas paisagens, nas quais aplicou as leis básicas da perspectiva, abrindo novos caminhos para os que o precederam.

Nota: não se conhece um retrato do pintor. Ilustra o texto uma de suas obras, denominada Pietá, óleo sobre madeira, feita em cerca de 1455

Fontes de pesquisa
Los secretos de las obras de arte/ Editora Taschen
1000 obras-primas da pintura europeia/ Editora Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *