O IMPORTANTE É TENTAR!

Autoria do Dr. Telmo Diniz

verm

Chega de ter medo, avance e faça algo a mais. Arrisque, vá mais adiante, viva de forma mais intensa. Não aceite ser prisioneiro da apatia e das amarras do receio. Levante-se, saia da mesmice e faça algo inovador. Viva novas emoções, esperanças, novas perspectivas. Nós não temos que nos entregar a precipitações óbvias ou a riscos desnecessários, mas podemos nos permitir correr riscos positivos, em busca do crescimento pessoal e do progresso material e espiritual. Não podemos simplesmente optar por uma vida calma, sem nenhuma turbulência. Acho que isso só pode existir em templos budistas. A vida é feita de desafios.

O crescimento pessoal e profissional só acontece fora da zona de conforto. Todos nós temos uma área em que nos sentimos seguros física e emocionalmente. Uma das características mais comuns entre empreendedores de sucesso é a capacidade e a determinação de sair de sua zona de conforto e ampliar os seus horizontes. Poderia citar diversos exemplos de pessoas que arriscaram e fizeram acontecer. Uma delas foi Walt Disney (recomendo assistir ao filme “Walt Before Mickey” – Walt antes do Mickey, em tradução livre).

Não tenha medo. Corra riscos. Não espere sempre por uma garantia de que tudo vai sair como planejado. Depois de um erro, sacuda a poeira e caminhe em frente, rumo ao sucesso. Se cair, levante e tente novamente, de outra forma. Seja resiliente e firme em seus propósitos. Seja você mesmo, assim, imperfeito. Todos nós somos! Sua essência vem justamente do conjunto de coisas que você é e que fizeram você ser a cada escolha. Lamente os erros, mas aprenda com eles. Nossos erros são como cicatrizes e lembranças. Quanto mais experiente somos, mais cicatrizes e menos erros teremos.

Existem alguns sinais que podem ajudar o leitor a identificar que a zona de conforto pode estar atrapalhando. Pessoas com autocrítica exagerada, com altos níveis de estresse, com baixa motivação, que estão sempre se desculpando ou que têm um negócio estagnado ou em franco declínio. Caso alguns desses sinais sejam uma constante na sua vida, está na hora de sair da zona de conforto e arriscar.

Para isso, é necessário não se preocupar com o que os outros vão pensar de você. Vá e faça! Procure por parcerias, caso tenha dificuldades no crescimento de forma isolada. Assuma riscos calculados e arrisque somente aquilo que você pode perder. Não há necessidade de entrar de cabeça e arriscar a perder tudo. Sem grandes expectativas, você se sentirá mais seguro em arriscar. Visualize o sucesso. O pensamento positivo tem um poder imenso. Isso funciona seja nos negócios, seja na sua vida pessoal. O poder do pensamento é surpreendente.

Viva sua vida sem medo de arriscar. Se vai dar certo ou não, o importante é tentar! Se você nunca sai da sua zona de conforto, estará sabotando as suas chances de sucesso. Não tenha medo de experimentar coisas novas. Você vai descobrir que tem muito mais capacidade e coragem do que pensava. Coloque isso em prática! Você não vai ganhar nada se não arriscar.

Nota: pintura O Geógrafo, obra de Jan Vermeer

8 comentários sobre “O IMPORTANTE É TENTAR!

    1. LuDiasBH Autor do post

      José Roberto

      O Caminho do Meio é a melhor estrada. Também tenho buscado por ele. Confesso-lhe que minha vida modificou muito, para melhor.

      Um grande abraço,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      Muita gente fica parado no tempo, achando que as coisas vão cair nos braços. Nada fazem, nada buscam. Como diz o Dr. Telmo, o importante é tentar, ainda que não dê certo da primeira vez.

      Estou muito feliz com o seu retorno, meu irmãozinho de além-mar. Se some,fico logo preocupada.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Beto

      É isso mesmo! Sem falar que, deixar de tentar, deixa os pensamentos remoendo por muito tempo. É uma espécie de derrocada.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *