O PODER DA AUTOCONFIANÇA

Autoria do Dr. Telmo Diniz

opodau

Você confia em si mesmo? Tem confiança no trabalho que desenvolve? É confiante em suas relações familiares e sociais? Consegue falar em público? Como anda sua autoconfiança? Se não anda boa, saiba que você pode fortalecê-la, melhorando, por consequência, sua autoestima.

Primeiramente, saiba que autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem de fazer e realizar algo. Alguém que é autoconfiante tem um forte senso de convicção e certeza em si próprio. É uma pessoa que transpira serenidade, tranquilidade e é autoconsciente. O autoconfiante tem uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho, incluindo as convicções de saber fazer o que se propõe, de fazê-lo bem e de suportar as dificuldades para chegar aos objetivos propostos.

Alguns comportamentos são típicos de pessoas com baixa autoconfiança:

  • menosprezam a sua própria capacidade, ou seja, sempre têm dúvidas se são capazes de fazer algo;
  • normalmente são tímidas e reservadas;
  • fazem críticas a si mesmas;
  • são perfeccionistas;
  • ficam presas aos resultados negativos e falhas do passado;
  • possuem excessiva preocupação com os resultados negativos e de fracasso, mesmo que eles ainda não tenham acontecido;
  •  são pessoas que têm medo de realizar novos projetos, pelo simples fato de “poder dar errado”.
  • estão sempre querendo agradar a terceiros, ou seja, são pessoas que têm grande dificuldade de dizer “não”.

A boa notícia é que existem meios para melhorar e aumentar nossa autoconfiança. Primeiramente comece pelo seu visual. Se for homem faça a barba e o cabelo. Se for mulher, dê um “tapa geral” e comece a perceber como se veste. Isto é primordial para o bem-estar interior, para ambos os sexos. Pense sempre de forma positiva, ou seja, o que você planeja tem que dar certo. Nunca “entre na guerra” achando que vai perder. Pensamentos negativos têm poder. Pense nisso!

Prepare-se para a vida e para os projetos. Não basta pensar positivamente, devemos ter preparo para todos os nossos objetivos. A vida é concorrida e difícil e, portanto, não vamos conseguir fazer o que devemos caso não estejamos preparados. De igual forma, tente ser sempre gentil com o próximo. Pessoas generosas, em geral, se sentem bem consigo mesmas e são mais autoconfiantes. Seja moderado nas palavras e nos gestos. Pessoas com alto nível de autoconfiança falam devagar e em baixo tom. Não precisam gritar. Vá estudar para aumentar seus conhecimentos. Quanto mais souber em sua área de atuação, melhor será sua confiança. Enfim, sorria mais e passe à frente sua autoestima. Contamine todos a sua volta!

O poeta rondoniano Augusto Branco tem uma citação que resume bem a coluna de hoje: “Se você quer um pedacinho do Paraíso, acredite em Deus. Mas se você quer conquistar o mundo, acredite em você, porque Deus já te deu tudo o que você precisa para vencer”. Autoconfiança é premissa obrigatória para o sucesso e crescimento pessoal.

Nota: imagem copiada de sites.google.com

Um comentário sobre “O PODER DA AUTOCONFIANÇA

  1. Leila Gomes

    Dr. Telmo

    A auto-confiança é o que faz brotar flores após as inevitáveis podas. Adubo para a frondosidade.

    Leila

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *