Pedro Américo – INDEPENDÊNCIA OU MORTE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

pedro 6

A composição histórica Independência ou Morte, obra do pintor brasileiro Pedro Américo, foi uma das obras mais reverenciadas no Centenário da Independência do Brasil, em 1922.

Embora pretendesse continuar na Europa, Pedro Américo, com as finanças debilitadas, retornou ao Brasil em 1885, oferecendo-se para pintar a tela Independência ou Morte, contando com o apoio da imprensa.

A obra foi realizada na cidade italiana de Florença, onde foi primeiramente vista pela família imperial e outros visitantes europeus importantes, indo depois para a exposição de Chicago, nos Estados Unidos.

Assim como a Batalha do Avaí, a composição é extremamente movimentada. Estando dom Pedro I ao alto, no topo da colina do Ipiranga, e tendo atrás de si um pequeno grupo de acompanhantes. Vê-se outro grupo de cavaleiros montados em seus vigorosos cavalos, formando um semicírculo em torno dele. Quase todos os personagens que acompanham o imperador erguem as suas espadas, depois do gesto dele. Mas, no grupo que se coloca atrás dele, três erguem apenas o chapéu, um quarto levanta um lenço e três outros não levantam nada.

Na parte esquerda da tela, camponeses acompanham a cena: um homem com duas juntas de boi carregando uma carroça de toras, outro a cavalo, e um terceiro, mais ao longe, com seu burro carregado de balaios. À direita, vê-se uma casa rústica, com alguns homens da comitiva do imperado, de pé, próximos a seus cavalos. Ao fundo, no quintal, divisam-se vários pés de bananeira.

Ficha técnica
Ano: 1888
Dimensões: 415 x 760 cm
Técnica: óleo sobre tela
Localização: Acervo Museu Paulista da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Fonte de pesquisa:
Pedro Américo/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *