Piero di Cosimo – RETRATO DE GIULIANO DA SANGALLO E…

Autoria de LuDiasBH

regidsan

O pintor italiano Piero di Cosimo (1462-1521), cujo nome original era Piero di Lorenzo, nasceu e morreu na cidade de Florença. Ali estudou com Cosimo Rosseli, tendo, inclusive, trabalhado com seu mestre nos afrescos da Capela Sistina, em Roma, onde pintou “O Sermão de Cristo”, que se tornou a sua primeira obra conhecida. Foi em homenagem ao seu mestre que adotou o sobrenome “Cosimo”.

A composição Retrato de Giuliano da Sangallo e Retrato de Francesco Giamberti foi planejada como um díptico, sendo, portanto, as duas pinturas interrelacionadas, posicionando-se uma de frente para a outra, numa torção em três quartos.

Ambos os retratos trazem, em primeiro plano, um parapeito vermelho, com objetos simbólicos  sobre eles, referentes à profissão de cada retratado. No retrato de Giuliano da Sangallo, arquiteto, está um compasso e uma pena de escrever, e no de Francesco Giamberti, músico, está a folha de uma partitura.

Chama a atenção, sobretudo, o trabalho executado pelo artista no rosto das duas figuras. O retrato de Francesco Giamberti possivelmente foi desenhado de uma medalha, uma vez que já havia morrido quando a obra foi executada.

Ao fundo, em ambos os retratos, avista-se uma paisagem.

Ficha técnica
Ano: c.1640-1641
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 169 x 148,5 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador

2 comentários sobre “Piero di Cosimo – RETRATO DE GIULIANO DA SANGALLO E…

    1. LuDiasBH Autor do post

      Leila

      Também chama a minha atenção a força marcante desse artista. Seu traço é realmente muito forte.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *