Pinturicchio – DISCUSSÃO DE S. CATARINA DE ALEXANDRIA…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

discusanca

O afresco do pintor italiano Pinturicchio, denominado Discussão de Santa Catarina de Alexandria com os Filósofos Pagãos em frente ao Imperador Maxentius, foi feito sob encomenda do papa Alexandre VI. Localiza-se na Sala dos Santos, Aposentos dos Bórgias. O touro sobre um fascinante arco do triunfo era o emblema da família Bórgia. O artista, neste afresco, demonstra seu gosto pela composição teatral.

O pintor baseou-se numa lenda muito conhecida que narra a discussão de Santa Catarina de Alexandria com os filósofos pagãos da época. Ela era filha do rei e havia se convertido ao cristianismo. Segundo a lenda, Catarina era uma princesa intelectual, nascida em Chipre, que foi decapitada em Alexandria, por ter abraçado a religião cristã, ou seja, por ter tomado Jesus Cristo como seu marido espiritual. À época, a cidade de Alexandria, com sua vasta biblioteca, era tida como o centro cultural mais importante do Império Romano.

No afresco, diversos filósofos orientais, contrários ao cristianismo, estão reunidos numa praça, vindo eles dos mais variados lugares, discutindo com a jovem Catarina sobre a fé cristã. Ela se encontra de pé e de frente para o trono do Imperador Maximino, que preside o debate. A santa usa os dedos para contar os principais pontos de seu argumento, sendo que uma multidão indistinta , que é controlada pelo cavaleiro armado, montado num cavalo branco, acompanha a altercação.

Inúmeros personagens acompanham a discussão, enquanto outros grupos conversam entre si, em diferentes cenas. Também estão presentes crianças e animais. Segundo a lenda, com a sua inteligência, ela acabou vencendo todos os filósofos, mas ainda assim, acabou sendo sacrificada. Na pintura chama a atençaõ a figura do filósofo com um turbante branco, usando uma túnica com fundo branco e bordados, e uma capa marrom sobre a mesma. Ele traz as mãos na cintura e posiciona-se de frente para o observador, sem fazer contato visual com a santa.

O cenário apresenta um céu azul, com nuvens brancas, montanhas, aves e muitas árvores. As pessoas estão vestidas de acordo com a época. Um enorme arco dourado, como se fosse um portal, cinge a cena. Nele desenrolam-se outros cenários, pintados por Pinturicchio.

Ficha técnica
Ano: 1492-1494
Técnica: afresco
Dimensões: 422 x 792 cm
Localização: Museus do Vaticano, Roma, Itália

Fonte de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *