Autoria de Lu Dias Carvalho
A Anunciação do pintor italiano e renascentista Pinturicchio é uma das mais complexas, em razão do grande número de detalhes que este belíssimo afresco contém. O artista coloca em segundo lugar a representação dos personagens, que são relativamente pequenos, levando em conta a monumentalidade da arquitetura imaginária do artista e a sua rica decoração feita com ornamentos clássicos.
A cena retrata o encontro entre a Virgem e o anjo mensageiro no interior de um ambiente muito rico. Ela se encontra de pé, em frente a seu genuflexório, onde se vê aberto o seu livro de orações, o que leva o observador a deduzir que ela se encontrava rezando, antes da chegada do anjo. Volta-se para ele, com os olhos cabisbaixos, numa atitude de humildade e submissão. Uma de suas mãos toca o livro, enquanto a outra se encontra em atitude de cumprimento.
O anjo mensageiro, ajoelhado diante de Maria, traz na mão esquerda um ramo de lírios brancos, símbolo da pureza da Virgem, e com a direita cumprimenta-a. Anjo e Virgem possuem as cabeças circundadas por uma auréola, o que legitima a divindade dos mesmos.
À esquerda, na parte superior da composição, vê-se uma nuvem trazendo Deus-Pai com um globo na mão esquerda, tendo uma miríade de anjos a acompanhá-lo. Ele abençoa o encontro entre Maria e seu enviado. Uma pomba branca, representando o Espírito Santo, vinda da nuvem onde se encontra Deus-Pai, aproxima-se de Maria, deixando para trás seu rastro luminoso.
O espaço pictórico onde acontece a cena é imenso. À medida que se aproxima daquilo que parece um terraço, descortina-se uma vista para o jardim e a cidade. À direita, na parte inferior da composição, atrás da Virgem, vê-se na parede o autorretrato do pintor e logo acima dele, um livro aberto. Esta obra é um ponto alto na pintura do Renascimento na Úmbria. Não foram encontradas suas dimensões.
Ficha técnica
Ano: 1501
Técnica: afresco
Dimensões: [?]
Localização: Cappella Baglioni, Santa Maria Maggiore, Spello, Itália
Fonte de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Views: 2
Arte é vida! Essa sua iniciativa é louvável. Sempre que tenho tempo visito virtualmente museus de todo o mundo. Louvre, Capela Sistina (Vaticano), História Natural de Nova Iorque. Mas falta a explicação do especialista.
Grato, Lu!
Marco
Marco
Ao dar uma olhada sobre arte, principalmente pintura, na internet, observei que a imensa maioria dos blogueiros postava uma pintura e pedia aos leitores para comentar. Eles não levam em conta que cada quadro tem a sua história, e, que o leitor precisa conhecê-la antes de poder dar a sua opinião. É preciso conhecer a simbologia da época em que foi feita, para decifrar melhor uma obra de arte. Além disso conto com a ajuda do Prof. Pierre Santos, que também escreve neste blog, que é crítico de arte e responsável por acompanhar restaurações de obras do Vaticano. Quanto a mim, não tenho formação em arte, mas sou uma pesquisadora incansável, pois também quero aprender.
Um grande abraço,
Lu
Lu! Podes não ter formação acadêmica em arte, porém, ao me referir a especialista em arte, aparto-me do conceito academicista e me embrenho na essência de todo aquele que a produz. Sua produção não nasce nas cátedras. Lá se aprende o tecnicismo. É no coração, Lu! Na sede que brota todo sentimento. É ali que se produz arte. Como tu tens um enorme coração, considero-a uma especialista em muitas coisas. Em relação a artistas que nunca frequentaram academia de artes, veja o exemplo do Willy Zumblick. Poderia dar um belo post aqui.
Segue o link: http://www.zumblick.com.br
Marco
Marco
Todos nós podemos ser autodidatas naquilo que gostamos. E o fazemos com mais interesse, pois traz-nos uma imensa alegria o aprofundamento no assunto, sem estar imbuído na obrigação. Eu me encontro entre essas pessoas. E venho aprendendo muito. Quando pesquiso um quadro de pintura, por exemplo, é como se eu adentrasse naquele mundo concebido por ele. Posso ficar horas e horas ali, tentando descobrir coisas, imaginando a época, etc.
Irei ver o pintor indicado. Obrigada pela sua visita querida.
Abraços,
Lu
Bela tela! Com seus textos Lu, a beleza do senso comum das telas ganham validade científica, naquilo que intersecta com a arte!
Mui agradecido!
Marco Dantas
Marco
Quando mencionei para alguns amigos que ia trabalhar com arte, eles me desanimaram, dizendo que os acessos seriam escassos. Contudo, qual não tem sido a minha surpresa com o número de acessos recebidos. As pessoas amam a arte, o que acontece é que ela é muito cara para nós brasileiros. Por isto, tento trazer o melhor que encontro para o leitor, levando-o a conhecer belas obras da humanidade, ainda que não possa ir aos museus estrangeiros. E quando encontro leitores como você, sinto que escolhi o caminho certo.
Abraços,
Lu