RECORTES DE MEMÓRIAS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Luiz Cruz

  CRISCARCRUZ1CRISCARCRUZ12 

Recortes de Memórias é a próxima publicação do Projeto Educação Patrimonial, tendo o Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes (IHGT) como proponente e o BNDES como apoiador financeiro. A publicação é de autoria de Luiz Antonio da Cruz, com fotografias de Eugênio Sávio e do acervo do autor, e integra a programação cultural do IHGT comemorativa ao Dia de Tiradentes – 21 de abril.

O lançamento será no dia 11 de abril de 2015, sábado, às 19h, no SESI Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves, situado na Rua Direita, 168, Centro, Tiradentes / MG. Haverá abertura da Exposição de fotografias do livro e do seu “making of no foyer” e apresentação no auditório.

Recortes de Memórias reúne crônicas e artigos, alguns inéditos e outros publicados na imprensa ao longo do tempo. A obra retrata diversos momentos na história de Tiradentes, São João del Rei e região, tanto os ambientes urbanos e seu patrimônio natural, quanto sua paisagem humana.

Trata-se de um trabalho de pesquisa sobre antigos fatos históricos, sua repercussão e influência até os dias de hoje, tradições passadas e sua continuidade na vida e na memória das pessoas e dos lugares. Cada texto, mesmo que implicitamente, revela os desafios e a complexidade que envolvem a preservação do patrimônio cultural brasileiro. As fotografias enriquecem os acontecimentos e assuntos abordados ao unir e iluminar os ambientes, os monumentos e as expressões.

O Projeto Educação Patrimonial está sediado no Espaço Educativo do Museu da Liturgia, Rua Jogo de Bola, nº 15, Centro, Tiradentes.
(A Exposição ficará aberta até o dia 10 de maio de 2015 e haverá visita monitorada)

Nota: A foto do Chafariz de São José, à direita, é de autoria de Eugênio Sávio, fotógrafo do livro.

Contatos:
Museu da Liturgia: (32) 3355-1552 – Ramal 26 / Centro Cultural (32) 3355-1503
Luiz Cruz – (32) 3355-1386 / (32) 9159-4817 / e-mail: edupatrimtiradentes@gmail.com / facebook.com/edupatrimtiradentes

5 comentários sobre “RECORTES DE MEMÓRIAS

  1. Terezinha

    Oi, Lu
    Parabéns pelo seu Virus da Arte. Muito, muito bom.
    Este livro de Luiz Cruz deve ser excelente, o jeito dele de escrever é muito bom e sempre fundamentado em ricas observações a respeito do patrimônio histórico, ambiental e imaterial da região onde ele vive.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Luiz

      Você está sempre a nos brindar com convites maravilhosos, nos quais prestigia o nosso patrimônio histórico, pois ainda que pareça regional, seu valor estende a todo o país, como recortes de nossa história.

      Meus parabéns a você e a Eugênio Sávio, assim como ao Projeto Educação Patrimonial, ao Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes (IHGT) e ao BNDES . Tenho a certeza de que será uma obra belíssima, como tudo que fazem.

      Grande abraço,

      Lu

      Responder
      1. Luiz Cruz

        Lu,
        O trabalho foi árduo, foram quatro anos de produção. O apoio do IHGT, do BNDES, do Museu da Liturgia, do Centro Cultural Yves Alves, das paróquias e museus, dos artistas e pessoas que participam do livro foi da maior importância.

        Pudemos contar com uma equipe muito comprometida e acredito que a obra será relevante por mostrar o patrimônio e suas peculiaridades, muito além de igrejas douradas.

        Muito obrigado pela atenção de sempre.
        Abraço,

        Luiz Cruz

        Responder
  2. Maristela Knowles

    Parabéns ao autor Luiz Cruz e a todos que colaboraram para que este livro tenha sido publicado. Tenho certeza que será um grande marco para o patrimônio cultural de Tiradentes, São João Del Rei e cidades vizinhas. O autor resgatou tipos curiosos e outros importantes que viveram nestas regiões e dos quais não ouvimos falar nos livros de história.

    Responder
    1. Luiz Cruz

      Olá Maristela,
      Obrigado por sua presença aqui e seu retorno.
      A equipe envolvida na produção do livro foi grande e da maior importância. A edição foi muito bem cuidada e acredito que cumprirá com seus objetivos, apresentando aspectos do patrimônio pouco conhecido.
      Espero por você no lançamento.
      Um abraço amigo,

      Luiz Cruz

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *