Rembrandt – LIÇÃO DE ANATOMIA

Autoria de LuDiasBH

 lidan    lidan1

A composição Lição de Anatomia foi pintada pelo pintor holandês Rembrandt Harmensz (1606-1669). Ele foi aluno de Jacob van Swanenburgh e de Pieter Lastman. Tornou-se mestre independente, partilhando uma oficina com o pintor Jan Lievens. Apesar de seu grande talento passou por grandes dificuldades financeiras, perdendo até mesmo sua casa e sua rica coleção de arte e raridades, vendidas para pagar dívidas. Rembrandt é considerado um dos mais importantes pintores e artistas gráfico de sua época. Dentre os temas de seus trabalhos sobressaem, sobretudo, os temas religiosos e os retratos.

A obra que se vê acima é um fragmento do quadro de Rembrandt, donominado Lição de Anatomia cuja maior parte foi destruída por um incêndio, em 1723. Ao lado do fragmento encontra-se o desenho da composição original, para que o leitor possa entender melhor o quadro do pintor, antes de a pintura ser queimada.

A obra era simétrica, ficando o corpo de Joris Fonteyn, conhecido por Zwarte Jan,  e condenado à morte por roubo,  no centro da composição. Atrás do corpo está o professor, que disseca o cérebro, estudando-o com os alunos. A cabeça do mestre, segurando uma pinça, pereceu no incêndio. Os alunos que assistiam à aula de anatomia postavam-se em volta do professor, sob os arcos, formando dois grupos, conforme mostra o desenho. O assistente situa-se próximo ao professor, segurando a parte de cima da calota craniana, retirada da cabeça do cadáver, e friamente descansa a mão esquerda na cintura, como se se tratasse de algo muito corriqueiro.

O mais interessante é que a ausência de três quartos da tela original fez com que o fragmento tivesse uma semelhança ainda maior com o “Cristo Morto”, de Mantegna, semelhança essa já notada na concepção da obra. A impessoalidade do assistente torna a figura do morto ainda mais triste e desolada.

Esta composição tinha por objetivo decorar a sala de Anatomia da Corporação dos Cirurgiões, no Sint Anthonieswaag, em Amsterdam.

Ficha técnica (fragmento)
Ano: 1656
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 100 x 134 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fonte de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

2 comentários sobre “Rembrandt – LIÇÃO DE ANATOMIA

    1. LuDiasBH Autor do post

      Leila
      Rembrandt foi um pintor extraordinário. Não é à toa que seja tão lembrado. A história das aulas de anatomia, naquela época, eram um caso à parte, pois considerava-se que não se podia abrir o corpo humano, morada de Deus.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *