Rivera – A CASA SOBRE A PONTE

Autoria de LuDiasBH

 acasapo    acasapo1

A composição A Casa sobre a Ponte  é uma obra do pintor mexicano Diego Rivera, tida como a obra que mais demonstra o caráter universal de seu trabalho artístico.

Esta pintura simbolista é fruto das viagens de Rivera pelo norte europeu, o que acabou por despertar sua sensibilidade lírica, em meio à tranquilidade poética das cidades flamengas. Encontrava-se o pintor na cidade de Bruges, local que exercia grande atração sobre os artistas, em razão de sua tranquila atmosfera medieval. Rivera escolheu um de seus lugares mais esquecidos para representar.

A obra foi pintada em Paris, tempos dois, tomando por base as anotações e os esboços feitos pelo pintor, quando se encontrava em Bruges. A casa sobre a ponte abriga hoje o Museu Brangwyn (foto à direita). À esquerda vê-se uma das paredes do Palácio XV, e sob a ponte corre as águas do Reie Canal. A imagem da casa e a da parede do palácio refletem-se nas águas. Uma frondosa árvore, sobre o muro, à direita, também espelha a sombra de sua copa  sobre as águas do canal.

Os edifícios mostram-se gastos pelo tempo, vistos debaixo de uma luminosidade com seus tons outonais. A água do canal agita-se ao receber a que desce de uma das três gárgulas situadas na parede do palácio, à esquerda, formando ondas concêntricas. A ponte, junto com o seu reflexo na água, parece formar um tubo escuro, vazado, mostrando a claridade  que advém do outro lado, dando prosseguimento ao canal. Para melhor entendimento, o leitor deverá observar a fotografia ao lado. A casa encontra-se literalmente sobre a ponte do canal.

Ficha técnica
Ano: 1908
Técnica: óleo sobre linho
Dimensões: 146 x 120 cm
Localização: Museu Nacional de Arte Moderna, Cidade do México, México

Fontes de pesquisa
Gênios da Pintura/ Abril Cultural
https://www.google.com/culturalinstitute/beta/asset/the-house-on-the-bridge

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *