Rousseau – O LEÃO FAMINTO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

olefa

A composição O Leão Faminto é uma obra-prima do pintor francês Henri Rousseau, que traz como tema a selva. O artista criou um total de vinte e seis telas com temas relativos à selva. É  interessante notar que, de um quadro para outro, a criatividade do pintor foi ficando cada vez mais aguçada. Assim, o artista que foi escarnecido, ridicularizado e servido de motivo de chacota no século XIX, passa a causar um grande sentimento de admiração na vanguarda artística, no início do século XX.  A pintrua em questão foi exposta no Salão de Outono de Paris, em 1905. Como lhe era de costume, o pintor postou um enorme e explicativo subtítulo:

“O leão famito atira-se sobre o antílope e fere-o. A pantera espera o momento em que também ela poderá ir buscar a sua parte. Aves de rapina arrancaram um bocado do dorso do pobre animal, de cujo olho corre uma lágrima. Pôr do sol.”

O embate fatal acontece em meio a uma exótica e ordenada selva, ocupando praticamente a parte central inferior da tela, em primeio plano, onde se encontram os dois principais personagens: o leão e o antílope. À direita, uma pantera pintada encontra-se à espreita, ávida por abocanhar seu quinhão. Na parte superior do quadro são vistas duas aves, sendo uma coruja, de frente para o observador, e outra ave desconhecida. Ambas  trazem no bico nacos da carne do antílope, retirados enquanto o animal ainda se encontra vivo, como mostra seu corpo ferido. À esquerda, uma figura escura é parecida com a de um macaco.

Ao fundo, por detrás da densa folhagem, um sol avermelhado encontra-se em seu ocaso, reforçando a crueza da cena, que acontece na relva verdejante e macia da exótica selva. Vermelho do sol e sangue. Ocaso do sol e morte do antílope. Natureza, vida e morte – o ciclo eterno que se processa no planeta Terra.

Ficha técnica
Ano: 1905
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 201,5 x 301,5 cm
Localização: coleção particular

Fontes de pesquisa
Rousseau/ Editora Taschen
https://www.fondationbeyeler.ch/fr/ecards/le-lion-ayant-faim-se-jette-sur-l-antilope

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *