Ticiano – A ADORAÇÃO DE VÊNUS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

adove

A composição denominada A Adoração de Vênus é uma obra do pintor italiano Tiziano Vacellio, conhecido por Ticiano. Faz parte de um grupo de três outras encomendadas pelo duque de Ferrara, com temas mitológicos, sendo este o primeiro quadro da série. O artista incorpora aqui o amor, a fertilidade e a regeneração da natureza.

Na pintura, Vênus, a deusa romana do amor, da beleza, da sexualidade, da fertilidade, da prosperidade e da vitória, encontra-se num pedestal em forma de uma estátua, observando os pequeninos seres. À sua esquerda estão duas ninfas ou espíritos femininos da natureza. Uma observa os cupidos a voar, levantando um cesto na mão direita, enquanto a outra olha para trás, como se tivesse sido chamada. O artista leva o observador a intuir que o amor é responsável pela fertilidade e pela regeneração da natureza.

Seria quase impossível enumerar a quantidade de cupidos (tidos como filhos das ninfas) presentes na obra. Alguns voam em direção à macieira; outros sobem nas árvores, colhendo os frutos; outros se abraçam ou se beijam; alguns brincam com um coelho ou observam os companheiros no alto; outros apanham maçãs do chão e coloca-as nos cestos; alguns parecem oferecer maçãs à deusa; mais ao fundo, um grupo brinca de roda; à direita, na parte inferior da composição, um deles empunha seu arco e flecha, direcionando-os para um dos coleguinhas que levanta os bracinhos, etc. Suas asinhas coloridas aparecem aqui e acolá, com predominância das azuis. Eles se encontram num prado, cheio de flores, entre as árvores, a estátua de Vênus e as duas ninfas.

Segundo alguns estudiosos, Ticiano tomou como fonte de inspiração para pintar este quadro, a descrição de Filóstrato, um sofista grego da Antiguidade, na sua obra denominada “Imagines”. Chama à atenção a beleza das cores empregadas por Ticiano.

Ficha técnica
Ano: c. 1518-1520
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 172 x 175 cm
Localização: Museu Nacional do Prado, Madri, Espanha

Fontes de pesquisa
Ticiano/ Editora Taschen
http://totallyhistory.com/the-worship-of-venus/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *