Ticiano – O RAPTO DE EUROPA

Autoria de LuDiasBH

rapeu
A composição denominada O Rapto de Europa é uma das obras-primas do pintor italiano Tiziano Vacellio, conhecido por Ticiano, e faz parte de um conjunto de telas célebres do artista (Poesies), baseadas nas “Metamorfoses” de Ovídio, feitas para o rei da Espanha, Filipe II. Ela mostra o momento em que Europa é raptada por Júpiter, que toma a forma de um manso touro branco, levando-a a subir em suas costas.

A princesa encontra-se em difícil equilíbrio nas costas do belo e vigoroso touro branco, que adentra pelo mar com tão preciosa carga, em direção à ilha de Creta, onde a violação será levada a efeito. Ao descobrir que estava sendo raptada, Europa, com as roupas revoltas, mostra-se desesperada. Seu braço erguido, segurando o manto vermelho, encobre seu rosto, que olha para os dois cupidos acima, personificando a paixão. Suas pernas afastadas, ao mesmo tempo em que mostram a sua tentativa de desvencilhar-se de seu raptor, também intuem desejos por parte dela e o fato de que será desvirginada por Júpiter.

Europa traz a mão direita no chifre do touro, que também se mostra apavorado com a princesa às suas costas, temendo que ela caía no mar escuro e seja devorada por dois animais escamosos, predadores do oceano, presentes na tela. O touro tem a cabeça voltada para a direita, enquanto Europa olha em posição contrária. Sua cauda segue em direção a um cupido, que navega nas costas de um animal estranho, seguindo a princesa e Júpiter, e sugere que esteja a lhe pedir ajuda.

Na praia, pessoas do séquito da princesa clamam ao vê-la, juntamente com o touro, sumir mar adentro. No alto da composição, dois cupidos sobrevoam a dupla, portando arcos e flechas.

Ticiano deixa bem claro que se trata de uma cena de rapto e, que Aurora será estuprada. Ele mostra que, apesar do horror vivido pela princesa, esse também se transforma num estado de satisfação por parte da vítima, que não tem escolha.

Ficha técnica
Ano: c. 1556-1562
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 185 x 205 cm
Localização: Isabella Stuart Gardner Museum, Boston, EUA

Fontes de pesquisa
Ticiano/ Editora Taschen
http://www.gardnermuseum.org/collection/artwork/3rd_floor/titian_room/europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *