Tintoretto – CRISTO NO MAR DA GALILEIA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria de LuDiasBH

A composição denominada Cristo no Mar da Galileia é uma obra religiosa do pintor italiano Jacopo Robusti, conhecido como Jacopo Tintoretto, e tido como o mais importante artista do maneirismo veneziano. A temática desta pintura, que retrata uma passagem da vida de Cristo, está contida nos escritos dos evangelistas Mateus, Marcos e João, com pequenas variações.

O pintor ilustra o momento mais tenso da passagem bíblica, quando os apóstolos, a mando de Cristo, dirigem-se para a outra margem do Mar da Galileia, sendo surpreendidos por uma violenta tempestade, que deixa todos aturdidos. Segundo Mateus, em seus escritos, Pedro desafia o Mestre para que prove seu poder divino, andando sobre as águas. Jesus, então, aparece ao grupo em perigo, andando sobre as ondas turbulentas do mar revolto.

A cena mostra a natureza em grande fúria. O vento furioso agita as ondas, que envolvem o barco e infla a vela, dobrando o mastro. No céu, nuvens pesadas e baixas mostram-se ameaçadoras, como se fossem colidir com as ondas. Na terra, as árvores dobram suas folhas. No barco são visto sete apóstolos tentando conter o frágil barco diante da tormenta.

Cristo, de pé sobre as ondas bravias, estende seu braço direito com o dedo indicador estendido em direção ao barco em perigo. Pedro, com a perna direita tocando a água, traz os olhos voltados para o Mestre, sendo, aparentemente, o primeiro a visualizá-lo, criando uma conexão entre o centro da composição, onde se encontra o barco, e a margem, onde está Jesus, em primeiro plano.

Em razão da violenta tensão expressa na pintura, alguns estudiosos de arte chegaram a atribuir o feitio desta obra ao pintor espanhol El Greco, tido como herdeiro de Tintoretto tanto no espírito quanto no estilo. Contudo, tal tese não se sustentou quando estudos mais elaborados foram feitos. A cor do mar e do céu, numa mistura de verde e azul, é típica do mestre italiano Jacopo Tintoretto.

Ficha técnica
Ano: c.1560

Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 117 x 169 cm
Localização: Galeria Nacional de Art, Washington, EUA

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://www.nga.gov/content/ngaweb/Collection/art-object-page.41637.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *