Toulouse-Lautrec – MOULIN ROUGE – A GULOSA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

lautrec12345

Toulouse-Lautrec é considerado pela crítica um dos maiores gênios da litografia a cores. Junto a Jules Chèret, ele revolucionou essa arte com a concisão de sua linguagem, o layout, abrindo caminho para a nascente comunicação de massa. (Maria Cristina Maiocchi)

Dois anos após a sua inauguração, o Moulin Rouge passou por uma espécie de paralisação comercial, necessitando ser revigorada para voltar ao sucesso de antes. Foi então que Charles Ziedler convidou Toulouse-Lautrec para ajudá-lo a reerguer seus negócios, ficando responsável por fazer os cartazes, que viriam a ser estampados nos muros de Paris.

A vedete Louise Weber, apelidada de “La Goulue” (A Gulosa) é a personagem principal do cartaz de Toulouse-Lautrec, transformando-se em um símbolo do famoso Moulin Rouge pelo artista. Ela se encontra no centro da composição, usando uma saia branca e um corpete vermelho de bolas brancas.

O famoso Valentin, o Desossado, comerciante de vinhos, e excelente dançarino, encontra-se em primeiro plano, de perfil, quase como uma sombra, com a mão esquerda muito grande.  Toulouse-Lautrec coloca em destaque as duas principais estrelas do Moulin Rouge. No alto do cartaz, o nome do local está repetido três vezes, já sendo usada, portanto, uma técnica de propaganda de massa.

Inúmeras silhuetas dos animados frequentadores são vistas ao fundo, onde estão presentes tanto homens como mulheres, destacando-se os chapéus. Toulouse-Lautrec estava com 26 anos quando criou este cartaz.

Ficha técnica
Ano: 1891
Técnica: óleo sobre cartão
Dimensões: 85,5 x 45 cm
Localização: Museu d`Orsay, Paris, França

Fontes de pesquisa
Toulouse-Lautrec/ Abril Coleções
www.montmartre-paris-france.com

2 comentários sobre “Toulouse-Lautrec – MOULIN ROUGE – A GULOSA

    1. LuDiasBH Autor do post

      Aline

      Muito obrigada, minha querida! Sinto-me honrada com sua visita e comentário. Volte mais vezes…

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *