TREINANDO O OTIMISMO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria do Dr. Telmo Diniz

Quem não quer ser mais otimista e ter mais autoconfiança? O otimista sabe lidar com os estresses diários e vê nas dificuldades uma oportunidade para mudar, melhorar e crescer. Uma pessoa otimista é necessariamente confiante e resiliente, bem como está convencida de que cada problema representa novas possibilidades. Será que pessoas otimistas nascem assim ou todos nós podemos adquirir estas características no decorrer da vida? Mesmo que o otimismo esteja muito relacionado ao bom humor, as duas coisas não são exatamente o mesmo. O otimismo é um hábito que gera pensamentos positivos. Etimologicamente, otimismo é definido como a tendência a sempre ver o lado positivo das coisas. Um fato é certo: coisas ruins acontecem com todos nós, não importando se você é otimista ou pessimista. O que importa é a maneira como você trabalha os fatos.

O pessimista normalmente é dominado pela pressão. Fica paralisado diante dos problemas. Até quando tudo vai bem, o pessimista pode fazer previsões negativas de futuro – normalmente pode pensar: “Está tudo correndo bem, mas ninguém sabe o que pode acontecer amanhã”. Até que é verdade, mas ninguém sabe o que pode acontecer no futuro. Você pode ser assaltado, mas também é possível que feche um ótimo negócio ou que apareça aquela oferta de emprego que esperava ou que, ainda, apareça sua alma gêmea. Tudo pode acontecer, entretanto, o pessimista costuma prever sempre tragédias. Mesmo em dias de “sol de brigadeiro”, só consegue ver um dia cinzento e nublado.

Ser otimista não significa estar sempre feliz e em paz, nem acreditar que todas as coisas irão dar certo no final, mas diz respeito à maneira como alguém reage quando os problemas chegam. Otimistas não ignoram as situações ruins, mas sabem encará-las com a perspectiva da esperança, mesmo quando todo o mundo parece estar contra eles. Mais uma vez, são pessoas resilientes.

Pessoas otimistas têm uma inteligência emocional aguçada (já falamos deste tema por aqui). Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue trabalhar as suas emoções e também a dos outros com mais facilidade. Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas ao seu redor, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar a si e outros indivíduos. Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de auto motivar-se e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões que a vida nos impõe.

Para ser otimista, treine seu cérebro e seu corpo com hábitos simples:

  • pratique a meditação por 15 minutos diários;
  • faça 30 minutos de exercícios físicos;
  • seja uma pessoa engajada, ou seja, se envolva em atividades que têm real significado para você, como a profissão, um hobby, esportes ou o voluntariado. Não importa o que seja, mas faça! A vida não tem controle remoto, temos de levantar-nos e mudar os nossos caminhos.

2 comentários sobre “TREINANDO O OTIMISMO

  1. Maria Claudia

    Que texto maravilhoso! Gostoso de ler. Em toda crise sempre há uma oportunidade, basta saber enxergar. Sempre optei por lidar com a realidade, por pior que ela se apresentasse. Dessa forma, acho que identificamos as oportunidades que vêm junto com as crises. Já passei por muita coisa, confesso que muitas vezes fui pessimista. Mas nunca me permiti desistir. É bem verdade, que quando carregamos uma carga emocional grande, às vezes basta uma topada com o dedo, pra vir à tona algumas emoções guardadas, e chorar todas numa tentativa de limpar a alma. Mas todas as vezes em que me levantei de cada tombo, tenho certeza de que foi o otimismo que me colocou de pé.

    E praticar a gratidão, motivar a si mesmo e outras pessoas, meditar todos os dias, fazer exercícios, melhoram muito a nossa vida. E nada como viver um dia de cada vez, aproveitando muito o nosso presente.

    Adorei o texto!

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Maria Cláudia

      Os textos do Dr. Telmo Diniz são de leitura simples, práticos e verdadeiros. Também os aprecio muito, pois estão sempre a ensinar coisas boas.

      Concordo plenamente com seus ensinamentos:

      “E praticar a gratidão, motivar a si mesmo e outras pessoas, meditar todos os dias, fazer exercícios, melhoram muito a nossa vida. E nada como viver um dia de cada vez, aproveitando muito o nosso presente.”.

      Beijos,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *