USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

med1234

Em tempos modernos, a tecnologia está cada vez mais ligada a nós. E não poderia ser diferente na saúde. Temos visto robôs servindo de instrumentos para cirurgiões e máquinas de alta precisão que permitem visualizar o interior do corpo humano com nitidez e segurança, contribuindo para o diagnóstico precoce e o tratamento de inúmeras doenças. São imensuráveis as mudanças que a tecnologia trouxe para a área médica. Agora, mais recentemente, surgem os aplicativos para os smartfones e tablets.

Além das mudanças que aconteceram dentro dos hospitais, as novas tecnologias também interferiram no comportamento dos pacientes. Hoje, muita gente usa a web para pesquisar sobre doenças e trocar informações com outras pessoas, mas, ainda assim, deve-se ter cautela. A internet, quando bem utilizada, é uma ótima ferramenta de informação sobre a doença e seus tratamentos, e até mesmo um excelente meio de contato entre médicos e pacientes. Mas, quando mal utilizada, pode acabar confundindo o paciente e gerar diversas dúvidas desnecessárias.

Dos aplicativos disponíveis para saúde, os de contagens de calorias e dietas são os campeões, seguidos pelos de treinos de corrida e fitness. Tem até aplicativo que coloca um “treinador” berrando no seu ouvido para incentivar seu esforço! É mole? Alguns podem, realmente, nos ajudar a manter o equilíbrio do corpo e da mente, inclusive nos mandando lembretes sobre nossa saúde durante a correria do dia a dia.

Como explicitado, são apps para medir o consumo calórico, monitorar o seu sono, incentivar a prática de exercícios físicos, diminuir o estresse e até ajudar na ingestão de água. Esses aplicativos, que acompanham a dieta e incentivam a prática da atividade física, por exemplo, podem ser um excelente pontapé inicial para quem deseja dedicar mais tempo à saúde. Mas algumas dicas devem ser observadas antes de utilizar qualquer aplicativo. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer restrição alimentar ou praticar qualquer atividade física. Os apps funcionam se você inserir corretamente os dados e fizer escolhas corretas. Emagrecer ou tornear seu corpo mesmo com toda a tecnologia disponível só será possível adotando um estilo de vida saudável.

Escolha programas reais. Nada de apelar para dietas muito restritivas. Emagrecer rápido nem sempre é sinônimo de sucesso, e a quantidade ingerida de carboidratos, proteínas e gorduras deve ser equilibrada para você não se desnutrir e voltar a engordar. Esforçar-se para atingir metas e estabelecer novos desafios é um grande elo na conquista da longevidade e peso saudável, mas é preciso ficar atento para não usar o programa de forma muito restritiva. Use a tecnologia a seu favor.

Nota: Imagem copiada de geracaodehoje.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *