Van Dyck – A MARQUESA LOMELLINI E…

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor Anthony van Dyck (1599 – 1641) foi o mais talentoso discípulo e ajudante do pintor francês Peter Paul Rubens, sendo 22 anos mais novo do que o mestre de quem herdou o talento na representação da textura e superfície das figuras. Também se transformou num dos pintores retratistas mais procurados da Europa.

A composição barroca denominada A Marquesa Lomellini e seus Filhos, também conhecida como Marquesa Lomellini e Seus Filhos em Oração, é uma obra do artista. Retrata a Marquesa Lomellini ao lado de seus dois filhos. Apesar do título, apenas o garoto maior se posta em atitude de oração.  O menor ostenta uma batina que vai até o chão, com uma espécie de capa preta, vestimenta comum aos meninos escolhidos para seguirem a carreira eclesiástica. Ele parece trazer na mão direita uma fruta, possivelmente uma maçã, como símbolo do pecado da humanidade.

O local onde se encontram as três personagens é requintado, embora muito pouco dele se possa perceber. Na pintura predominam o preto e o vermelho, este último presente na mesa, onde se encontra um anjo, aparentemente com um globo na mão, na suntuosa cortina acima dos personagens e no tapete. A marquesa também traz uma flor vermelha nos cabelos.

Mãe e filho menor encaram o observador, enquanto o garoto mais velho foca o olhar em algo que se encontra à sua frente, trazendo as mãos em postura de oração. É interessante notar que o dedo indicador da marquesa, onde se encontra um anel, aponta para as duas crianças, como se fossem elas as figuras mais importantes do quadro.

 Esta tela foi pintada quando o artista encontrava-se em Gênova, na Itália. Passou a fazer parte do acervo do MASP desde 1951.

Ficha técnica
Ano: c. 1623
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 221 x 152 cm
Localização: Museu de Arte, São Paulo, Brasil

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *