Van Gogh – RETRATO DO ARTISTA SEM BARBA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

autorretrato

Dizem, e eu estou disposto a acreditar, que é difícil conhecer a si mesmo, mas não é fácil para pintar a si mesmo também. (Van Gogh em carta a seu irmão Theo)

Ele estava tão chateado porque não poderia visitar a mãe no seu 70º aniversário, que pintou esta pintura para mostrar a ela que estava em boas condições de saúde, o que não era verdade. Raspou a barba para fazer se parecer mais jovem. (Andree Corroon)

A composição Retrato do Artista Sem Barba, também conhecida como Autorretrato Sem Barba, é uma obra-prima do pintor holandês Vincent van Gogh, tida como um dos seus mais importantes trabalhos e também um dos mais conhecidos em todo o mundo. O artista fez inúmeros autorretratos. Para pintá-los, fazia uso do espelho, tarefa que não era fácil, como revelaou o próprio artista. Esta obra foi feita no mesmo ano em que Van Gogh suicidou-se, vitimado pela depressão, podendo ter sido seu último autorretrato.

Van Gogh foi um dos artistas que mais fez autorretratos, possivelmente pela dificuldade que sentia em contratar artistas para posar para ele, tanto pela timidez como pelas finanças precárias. No espaço de dez anos,  pintou cerca de 40 autorretratos.

A pintura em questão foi dada pelo artista à sua mãe, Anna Cornelia Carbentus van Gogh, que se encontrava muito preocupada com a saúde do filho. Ele lhe deu a pintura como um presente pelo seu 70º aniversário. À época, encontrava-se internado no Hospital St. Paul, em Saint-Rémy, França. Segundo Marc Edo Tralbaut, um dos mais reconhecidos biógrafos de Van Gogh, o artista expõe-se inteiramente nesta pintura. Ainda segundo ele, o pintor havia deixado sua barba e bigode crescerem, em razão de sua saúde frágil, que ocasionou a perda dos dentes, usando ele tal meio para escondê-los. O retrato foi pintado assim que  os retirou.

Este autorretrato de Van Gogh foi leiloado em 1998, sendo vendido por um preço exorbitante (71 milhões de dólares), e encontra-se na lista das 50 pinturas mais famosas do mundo. Foi tido, à época, como uma das quatro pinturas mais caras de todos os tempos e o segundo preço mais alto de uma obra do artista, ficando abaixo apenas de “Retrato do Dr. Gachet”, vendido em 1990.

Ficha técnica
Ano: 1889
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 40 x 31 cm
Localização: Coleção privada

Fontes de pesquisa
http://www.newworldencyclopedia.org/entry/Vincent_van_Gogh
http://www.nga.gov/content/ngaweb/Collection/highlights
http://articles.latimes.com/1998/nov/20/news/mn-45674

2 comentários sobre “Van Gogh – RETRATO DO ARTISTA SEM BARBA

    1. LuDiasBH Autor do post

      Andrea

      Nas boas livrarias você encontra fotos de pinturas de obras de grandes artistas para vender, inclusive Van Gogh. Eu mesma comprei numa livraria. Não são caras. Elas vêm dentro de um grande envelope. Existem também sites que trabalham com a venda de gravuras. Basta procurar no Google por “Fotos de pintyras de Van Gogh para vender”.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *