Vicente do Rego Monteiro – DEPOSIÇÃO

Autoria de LuDiasBH

depos

A pintura Deposição, também conhecida por Pietá, é uma obra do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro. Em sua tela de temática religiosa, ele representa a deposição de Cristo da cruz. O artista fez outras telas com temas religiosos, sempre imbuído da preocupação em adaptar, para uma linguagem moderna, os temas tradicionais da arte sacra.

A Virgem Maria ocupa o centro da tela, na vertical. No colo, ela traz seu filho Jesus,  depois de ser descido do madeiro. A Virgem Mãe encontra-se declinada em direção ao corpo do filho morto. É possível ver um fragmento da cruz, em cor marrom, às suas costas. Seus braço direito e cabeça estão parelelos ao corpo do filho. Sua expressão é de profunda dor.

Outra figura, de perfil, encontra-se à esquerda de Maria, podendo ser a representação de José de Aritmateia. Sua cabeça, na vertical, está alinhada com a de Jesus, também na vertical, e com a da Virgem, na horizontal. Ele segura o corpo do Mestre, abaixo dos braços, dando a impressão de que seu braço esquerdo seja também o de Maria, ao abraçar o filho. José encontra-se ajoelhado. Todas as figuras estão descalsas.

O corpo de Cristo, na horizontal, traz a mão direita estendida horizontalmente e a esquerda pendida, verticalmente. Marcas ensanguentadas na testa remetem ao uso da coroa de espinhos, enquanto feridas nos braços e nas pernas lembram o uso dos pregos no seu suplício na cruz. Seus olhos estão abertos e de cada um deles brota uma lágrima de sangue. De sua boca fechada também escorre sangue no canto direito. Seus pés, que pendem do colo de Maria, parecem não tocar o chão.

Em razão da proximidade, as três figuras formam um único bloco, como se se tratasse de uma escultura. A ausência de pescoço, o formato das mãos e dos pés, assim como o seio e as patelas, representadas por pequenos círculos, e também a cor terrosa, remetem à arte marajoara.

Pela presença de nuvens que despontam, conclui-se que se trata do anoitecer.

Ficha técnica
Ano: 1966
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 59 x 72 cm
Localização: Acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil

Fontes de pesquisa
Vicente do Rego Monteiro/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *