Vicente do Rego Monteiro – TÊNIS

Autoria de LuDiasBH

tenis

A composição Tênis é uma obra do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro. O tema esteve muito em voga nos anos 1920, o que levou o pintor, que morou em Paris, a representá-lo, realizando três telas com tal temática.

Presentes na tela estão duas figuras delgadas: uma feminina e outra masculina. Ambas participam de uma partida de tênis. O casal foi capturado pelos pinceis do artista, quando se encontrava em em ação, como se se tratasse de um instante fotográfico.

A mulher, trajando um vestido branco diáfano, é quem faz a jogada. Sua postura no lance repassa-lhe um ar de bailarina. Seu companheiro de jogo, assim como ela, observa a bola que toca na rede. O gesto sincronizado do casal leva também o observador a buscar, com os olhos, a bolinha branca na rede.

A figura masculina traz o corpo voltado para o lado esquerdo da tela, com um dos pés deslocando-se do chão, e a cabeça em direção contrária, trazendo a impressão de que se encontra em movimento. Por sua vez, a figura feminina, no ar, demarca o centro da composição. Seu corpo parece se fundir com as linhas do espaço, quebradas apenas pelo seu gesto de rebater a bola.

Se o observador der-se à tarefa de tirar as raquetes das mãos das duas figuras, e a pequena parte da rede e a bola,  a cena poderá ser vista como um balé. Somente alguém tão chegado às cenas de danças, como Vicente do Rego Monteiro, poderia captar tanta sincronia, sensualidade e beleza num jogo de tênis.

Ficha técnica
Ano: 1928
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 99 x 78,5 cm
Localização: Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, Brasil.

Fontes de pesquisa
Vicente do Rego Monteiro/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *