EDUCAÇÃO É PRIORIDADE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria de Lafaiete de Souza SpínolaEducação é a prioridade para quem almeja construir a nação!

Só a educação pode suplantar a barbárie. Educação de qualidade para todos!

Há um vazio de algo muito desejado pela população que os girondinos, estupidamente, devido ao individualismo extremado, não desejam e os jacobinos consideram uma utopia: Lutar por um alto investimento na educação básica pública integral e em tempo integral de qualidade! O Orçamento tem que ser complementado com recursos extras como em ESBOÇO DE UM PROJETO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL propõe. Investimento federal de pelo menos 15% do PIB! Como esperar um Brasil menos injusto e soberano, assim?

“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública. Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância” – Anísio Teixeira. Frases da década de 1950!

“A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto” – Darcy Ribeiro.

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” – Paulo Freire.

“Não é a terra que constitui a riqueza das nações, e ninguém se convence de que a educação não tem preço” – Rui Barbosa (Frase do Início do século XIX).

Em Educação como Prática da Liberdade – no capítulo A Sociedade Brasileira em Transição – Paulo Freire diz: “O que importa, realmente, ao ajudar-se o homem é ajudá-lo a ajudar-se”. “O assistencialismo, ao contrário, é uma forma de ação que rouba ao homem condições à consecução de uma das necessidades fundamentais de sua alma – a responsabilidade”. “No assistencialismo não há responsabilidade, não há decisão. Só há gestos que revelam passividade e “domesticação” do homem”.

Na Suécia, quando a Social Democracia estava em pleno governo, na década de 1970, havia um alto índice de suicídio das pessoas desempregadas. Essas pessoas não recebiam um “Bolsa Família”. Elas tinham garantidos um lugar para morar e uma verba equivalente ao salário mínimo sueco. O suicídio era causado pelo sentimento de inutilidade e vergonha. Não era a falta de mantimento!

Educação pública integral e em tempo integral é a grande prioridade para o ser humano! Os suecos tinham e têm uma boa educação comparada à nossa, mas a maioria da população pouco sabe sobre outros povos, sobre história. Um estudante de curso superior, nas férias, vai a Londres e pode enviar para a família uma foto do rosto da rainha, pois considera mais importante que lugares históricos ao lado do Rio Tâmisa e outras belas paisagens.

Views: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *