Esta obra de Gauguin, Autorretrato com Auréola, é tida como uma composição enigmática, onde ele expressa suas ideias sintetistas.
A composição está dividida em duas partes: uma enorme área amarela e outra vermelha. Sobre elas, Gauguin pintou seu autorretrato ao lado de duas maçãs. Ele traz, entre os dedos da mão direita, uma serpente e sobre a cabeça uma auréola.
As serpentes e as maçãs lembram a simbologia cristã. Alguns estudiosos da obra do pintor francês interpretam a composição como se Gauguin fizesse troça de si mesmo, ao se mostrar como uma grande “tentação”. A presença do halo e da serpente também podem explicitar a dualidade do pintor: pecador e santo.
É possível sentir certa tristeza presente no rosto de Gauguin. Esta obra foi feita quando ele estava prestes a deixar Paris, e partir para o longínquo Taiti.
Ficha técnica
Ano: 1819
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 79,6 x 51,7 cm
Localização: National Gallery of Art, Washington, EUA
Fontes de pesquisa
Gauguin/ Coleção Folha
Gauguin/ Abril Coleções
Gauguin/ Art Book
Gauguin/ Taschen
Views: 26
Tudo bem, Lu?
Passei para comunicar que o Alma Carioca está sendo descontinuado. A qualquer momento deixará de existir. Lamentavelmente a cultura neste país não encontra espaço.
Vou cuidar do Tudo Sobre Bichinhos e tentar tirar o meu sustento de suas páginas com anunciantes diretos, já que o Google não paga a luz que gasto. Já retirei seus anúncios.
Boa sorte com seu blog. Estamos juntos!
Paulo
Eu lamento muito, pois o Alma Carioca faz parte de minha vida.
Vou me lembrar dele sempre com muito carinho.
Mas conte comigo no blog dos bichinhos.
Sei que você irá fazer muito sucesso…
Abraços,
Lu