Autoria do Dr. Telmo Diniz
Estamos em plena Copa do Mundo e a adrenalina só tende a crescer. Além de todas as tensões já provocadas, passando pela escalação dos jogadores, os jogos trazem também grandes emoções aos torcedores e ao coração de todos.
Um estudo realizado por pesquisadores da USP analisou dados do sistema único de saúde (SUS) entre os anos de 1998 e 2010 e percebeu um aumento na incidência de infartos em dias de jogos do Brasil. Segundo o levantamento da universidade, entre os Mundiais de 1998, 2002, 2006 e 2010, foram mais de 155 mil internações registradas pelo SUS, sendo que os ataques cardíacos durante os jogos da seleção brasileira aumentaram em 16%.
O trabalho intitulado “Copa do Mundo de Futebol como Desencadeador de Eventos Cardiovasculares” apontou um incremento em mais de 1/4 nos casos de internação por problemas cardiovasculares, em jogos com participação da seleção brasileira.
O jogo é, por si só, um fator de estresse, pois serve de gatilho para o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Esses eventos em pessoas saudáveis não acarretam problemas, mas em pessoas com fatores de risco, e sem a acompanhamento médico, podem provocar sérios danos ao coração.
Fatores de risco
Os principais fatores de risco para infartos são os problemas cardíacos já diagnosticados:
• a hipertensão arterial,
• o diabetes,
• o colesterol e/ou triglicerídeos aumentados,
• sedentarismo,
• obesidade ou sobrepeso,
• tabagismo
• e histórico familiar de cardiopatia prévia.
Tudo na vida gera estresse, desde ganhar na loteria (muita alegria) até a perda de parentes queridos (tristeza sem medida). Uma Copa do Mundo, ainda no Brasil, gera grandes estresses. Durante fortes emoções, o organismo libera adrenalina e cortisol, que aumentam a pressão arterial, a frequência cardíaca, e consequentemente o esforço do músculo cardíaco. Uma sequência de eventos cardiovasculares pode desencadear uma isquemia do miocárdio, que em ultima análise significa um “ataque do coração”.
Se você tem problemas cardíacos e fatores de risco citados acima, saiba que alguns pontos são importantes para evitar essa desagradável surpresa, não somente, mas principalmente durante os jogos da Copa:
• Primeiramente tenha certeza que sua pressão arterial esteja estável e controlada.
• Preste atenção à qualidade do seu sono, pois dormir melhor ajuda a diminuir o estresse.
• Não exagere na bebida. Baixas doses podem induzir o relaxamento, porém em doses maiores fazem o contrário, aumentado a tensão arterial e os riscos cardíacos.
• Não fume ou diminua o hábito tabagístico, pois isso reduz em até 40% as chances de ter infartos.
• Evite tomar muito café, pois a cafeína acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial.
Aproveite o jogo como situação de confraternização e não de angústia. Aceite a derrota (se isso ocorrer). Não dá pra ganhar sempre! Se você tem sérios problemas cardíacos e não consegue se controlar nas emoções, deve rever sua posição de assistir aos jogos. Isso pode ser uma questão de vida ou de morte.
Views: 1
Ótimo texto. Muito oportuno para os dias em que vivemos. Controlar emoções com os nossos jogadores, o melhor é não assistir aos jogos.
Grande abraço.
Pat
Haja emoção!
Todas as seleções fazem suas torcidas passarem por sufocos.
Haja coração!
Abraços,
Lu