Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição denominada O Julgamento de Paris é uma obra do pintor Antoine Watteau, tido como um dos mais importantes pintores franceses do século XVIII. Em sua pintura, o artista usa como tema o mito grego sobre o julgamento feito pelo jovem Páris.
Páris, o pastor, foi convidado a ser juiz de um concurso de beleza entre as deusas Minerva (Atena), Juno (Hera) e Vênus (Afrodite), uma vez que Zeus (Júpiter) abriu mão de tal empreitada. Cada uma delas oferecia-lhe um presente melhor do que o outro, caso fosse a escolhida. O moço estava em maus lençóis. Ele deveria dar o pomo de ouro à vencedora, que não foi outra senão Vênus (Afrodite).
Vênus cumpriu a sua promessa, dando a Páris, como esposa, a mulher mais linda do mundo, Helena de Tróia, que era casada com o rei Menlau. Com a ajuda da deusa, Páris fugiu com ela, dando origem à guerra entre gregos e troianos.
Na pintura, Páris está entregando o pomo de ouro a Vênus, que tem a seu lado o filho Cupido, enquanto Atena, atrás dele, mostra-se surpresa, sendo Hera vista partindo, com o dedo em riste, como se prometesse vingança. Um jovem segura um espelho, onde aparece Éris, a deusa da discórdia. Debaixo da cadeira de Páris, dorme tranquilamente um cãozinho.
Ficha técnica
Ano: c. 1720-1721
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 47 x 31 cm
Localização: Museu do Louvre, Paris, França
Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Mitologia/ Thomas Bulfinch
Mitologia/ LM
Views: 0
A pintura não seria, originalmente, de Rafael Sanzio que ficou perdida e foi copiada por Marcantonio Raimund?
Felipe Andrey
Esta é realmente uma obra de Antoine Watteau, como poderá ver no endereço abaixo, de um site em inglês. Inclusive, o estilo é bem característico do pintor francês:
https://www.pinterest.pt/pin/412360909603891019/
Penso que esteja se referindo à obra, que mostra o link abaixo, do pintor italiano em questão:
http://www.metmuseum.org/art/collection/search/337058
Agradeço a sua visita e comentário. Será um prezer recebê-lo sempre.
Abraços,
Lu
Smile apaixonado!
Rangel
As pinturas de Watteau eram de uma delicadeza sem limites. Simplesmente maravilhoso. Convido-o também para conhecer a nova categoria que criei no blog: PINTURAS MITOLÓGICAS.
Abraços,
Lu