Autoria de Lu Dias Carvalho
A composição denominada Canto do Jardim de Montgeron é uma obra do pintor impressionista Claude Monet, e encontra-se entre as 50 pinturas mais famosas do mundo. O artista exerceu grande influência na pintura de paisagens ao ar livre. Neste quadro, ele retrata um canto do jardim de Montgeron, tendo como objetivo captar as transformações da paisagem, ocasionadas pela mudança da luz e da cor.
Monet, em sua pintura vibrante, feita com pinceladas de cores puras, preocupava-se apenas em capturar os efeitos passageiros da luz e da cor sobre aquilo que compunha. Por isso, pintava a mesma coisa diversas vezes em momentos diferentes. Ao estudar a retratação dos efeitos transitórios da luz natural, sua obra serviu de fonte para o modernismo do século XX.
Neste quadro, Monet apresenta parte de um jardim florido de Montgeron, na França. Ele procura chegar o mais perto do possível do modo como o olho humano vê a natureza, de acordo com o momento do dia, em razão das mudanças efetuadas pela luz e pela cor sobre o objeto pintado. As pinturas devem ser olhadas de certa distância, para maior compreensão das mesmas.
Esta tela, juntamente com outros três painéis decorativos, foi encomendada para ornamentar a sala grande do castelo de Rottenburg, em Montgeron, por Ernest Hoschede, um dos primeiros mecenas dos impressionistas.
Ficha técnica
Ano: c. 1876
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 175 x 194 cm
Localização: Hermitage, St. Petersburg, Russia
Fonte de Pesquisa
http://www.intermonet.com/oeuvre/nature.htm
http://www.leparisien.fr/crosne-91560/le-jeune-monet-trouva-
Views: 33
No terceiro parágrafo quase no final há uma frase repetida “as pinturas pinturas”
Luiza
Muito obrigada pela sua presença neste espaço e pela generosidade ao apontar o meu engano. Será sempre um prazer tê-la conosco. Volte sempre!
Abraços,
Lu