Autoria de Lu Dias Carvalho
- (Aula 1) O mundo da arte é incomum e fascinante. Podemos viajar através dele por todas as épocas da história da humanidade — desde o alvorecer dos povos pré-históricos até os nossos dias —, pois ele está em permanente movimento. Para que possamos melhor entendê-lo, os estudiosos do assunto dividiram-no em….
- categorias e estilos.
- períodos e estilos.
- eras e períodos.
- arte e artesanato.
- (Aula 2) O famoso pintor alemão …………….. fez um belo retrato de sua mãe idosa, já com as marcas da velhice por todo o rosto, enquanto o não menos famoso pintor flamengo …………….. fez um lindo desenho de seu filhinho Nicholas, o que comprova que o encanto de uma obra artística não está na beleza do tema, mas na maneira como foi feita, no desvelo que o artista dispensou ao seu trabalho.
- Caravaggio e Salvador Dalí
- Pablo Picasso e Paul Gauguin
- Albrecht Dürer e Peter Paul Rubens
- Leonardo da Vinci e Vincent van Gogh
- (Aula 2/link) A composição Meninos Comendo Melão e Uvas, também conhecida por Crianças que Comem Frutas, é uma obra do pintor espanhol ……………… que nutria grande interesse pela pintura religiosa e pela de gênero.
- Bartolomé Esteban
- Diego Velázques
- Francisco de Goya
- Joan Miró
- (Aula 3) Muitas vezes achamos que esse ou aquele pintor não sabe desenhar. Tomemos por exemplo um dos artistas mais geniais e conhecidos da Idade Contemporânea, ………………….., que fez dois desenhos interessantes. O primeiro é chamado “Galinha com Pintinhos”; o segundo tem o nome de “Galo Novo”. O primeiro é desenhado dentro dos padrões normais, segundo a nossa noção de uma galinha “normal” com pintinhos, o segundo traz um galo meio abestalhado.
- Peter Paul Rubens
- Albrecht Dürer
- Bartolomé Esteban Murillo
- Pablo Picasso
- (Aula 4) As pinturas e gravuras esportivas até antes …………………. captarem com precisão os cavalos galopando velozmente, mostravam-nos trazendo as pernas dianteiras e traseiras esticadas ao mesmo tempo, o que não tinha nada a ver com a realidade, fato este até então desconhecido dos artistas e do público.
- dos filmes de cinema
- lâmpadas inteligentes
- das máquinas fotográficas
- das lâmpadas halógenas
- (Aula 5) O grande mestre italiano Caravaggio (1571–1610) foi vítima de uma forma de preconceito na arte, ocasionando um grande escândalo, ao pintar um quadro de …………………, um dos quatro evangelistas.
- São Mateus
- São João
- São Marcos
- São Lucas
- (Aula 6) Para os povos primitivos todas as coisas criadas ………………….. As imagens (estatuetas), por exemplo, tinham por objetivo protegê-los contra os poderes da magia que achavam tão real quanto as forças da natureza.
- eram obras dos deuses.
- tinham uma utilidade específica.
- eram usadas contra as forças do mal.
- tinham poder contra os espíritos.
- (Aula 7) As representações artísticas pré-históricas, criadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre, são o exemplo do vestígio humano mais antigo. Recebem o nome de ……….
- elementos primitivos.
- figuras de Blombos.
- artes rupestres.
- artes figuradas.
- (Aula 8) Um artista tribal jamais pode criar uma obra que represente tão bem a natureza quanto um exímio mestre ocidental.
A afirmação acima é:
- inteiramente verdadeira.
- parcialmente correta.
- parcialmente falsa.
- inteiramente falsa.
- (Aula 9/link) Num passado muito distante fazia parte dos costumes egípcios sacrificar os servos para servir o poderoso morto no outro mundo, mas isso acabou caindo em desuso, vindo a arte a oferecer imagens de servos simbólicos, conhecidos como ……………. em substituição àqueles que deveriam ser sacrificados.
- maoris
- shabatis
- zumbis
- aracatis
- (Aula 9) Os egípcios antigos carregavam a crença de que o corpo físico necessitava ser poupado, porque……
- precisariam dele no Juízo Final.
- sem ele não haveria o retorno à Terra.
- a alma iria usá-lo no além.
- precisava alcançar o estágio de múmia.
- (Aula 9/link) São afirmativas corretas sobre a pintura dos egípcios antigos, exceto:
- Os artistas só se preocupavam com a beleza de sua obra.
- A informação tinha que ser repassada com extrema clareza.
- Tudo tinha que ser representado de acordo com o ângulo escolhido.
- Tudo tido como de real importância era colocado na mesma composição.
- (Aula 9/link) No século XIX os saqueadores de tumbas em busca de riquezas deram aos exóticos rolos de papiro, que grande parte das múmias egípcias trazia entre as pernas, o nome de ……………… que na verdade não se tratava de um livro na exatidão da palavra, mas de escritos e ilustrações feitos em papiros ou mostrados nas paredes das câmaras mortuárias.
- Livro da Chegada à Luz.
- Livro da Saída para o Dia
- Livro para o Além
- Livro dos Mortos
- (Aula 9/link) O Livro dos Mortos do Escriba Ani é tido como um dos mais famosos …………. já encontrados, tanto pelo seu tamanho quanto pelas representações gráficas das diferentes fases do julgamento que acontece no mundo dos mortos e por ser um dos mais completos.
- pergaminhos
- papiros
- livros
- manuscritos
- (Aula 10) O rei Amenófis IV, pertencente à 18ª dinastia, foi o único soberano a mexer no até então imutável estilo egípcio. Por acreditar num único deus supremo chamado ………….. exigiu que esse fosse representado com a forma de um disco solar, emitindo seus raios e cada raio contendo uma mão.
- Aton
- Rá
- Amon
- Hórus
- (Aula 10) São características da arte egípcia, exceto:
- Os artistas egípcios tinham um perfeito sentido de ordem.
- Suas pinturas de animais servem de fontes de pesquisa para zoólogos.
- Possuía um código de regras severas a serem obedecidas.
- Passou por várias mudanças durante um período de três mil anos.
- (Aula 11) A denominação Oriente Próximo (ou Antigo Oriente) diz respeito à região onde surgiram as civilizações anteriores às clássicas (mundo greco-romano). Ali existiam poderosos impérios, sendo o Egito apenas um deles. A Bíblia relata muitos fatos acontecidos nessa parte da Terra, situada entre o reino egípcio do Nilo e os impérios babilônio e assírio, situados no vale dos rios Tigre e Eufrates — região conhecida como Mesopotâmia.
Todas as afirmações sobre a Mesopotâmia são verdadeiras, exceto:
- É tida como um dos berços da civilização por ter abrigado parte das primeiras civilizações da humanidade.
- Sua arte era voltada para o sol e a lua, o que leva a crer que o movimento planetário fosse muito importante para esse povo.
- Ali tiveram origem a roda, a agricultura, as cidades, a escrita, o direito, a medicina, a filosofia, a matemática e a astronomia.
- Uma das causas do desconhecimento de sua arte está na falta de pedreiras no vale; suas construções eram feitas com tijolos cozidos que, com o tempo, desintegravam-se.
- Existe uma diferença entre a releitura e a cópia de uma obra de arte. Em relação a este assunto, marque a alternativa incorreta:
- A cópia acontece quando o artista representa em detalhes a obra original, como se fosse sua.
- A releitura toma a obra original apenas como exemplo, havendo interferências do artista.
- A cópia feita por muitos estudantes de arte em seus estudos é tida como uma falsificação.
- Na História da Arte a releitura tem sido adotada por grandes nomes, como Pablo Picasso.
- No que diz respeito ao estudo da Arte, todas as respostas estão corretas, exceto:
- O indivíduo, ao fim do curso, é capaz de produzir vários trabalhos artísticos.
- Desperta a pessoa para outros saberes nos mais diferentes campos.
- Leva à percepção das expressões sociais, culturais e históricas de cada época.
- Mostra como os povos viveram e divulgaram suas crenças, etc.
- “Há uma interpretação ingênua e errônea da constante mudança na arte ser vista como um progresso contínuo. […] Devemos compreender que cada ganho ou avanço numa direção acarreta uma perda em outra, e que esse avanço subjetivo, apesar de sua importância, não corresponde a um incremento objetivo em valores artísticos.” (E. H. Gombrich)
O autor do parágrafo acima não quis dizer que:
- Nem toda mudança na arte significa o avanço de um estilo em relação a outro.
- Toda mudança na arte significa o avanço de um estilo em relação a outro.
- A arte jamais deve ser vista como um progresso contínuo.
- Cada avanço da arte através dos tempos também contabiliza perdas.
Gabarito (Módulo 1)
Views: 17