Autoria de Lu Dias Carvalho
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O pintor italiano Annibale Carracci (1560-1609), oriundo de Bolonha, foi um dos grandes responsáveis pelo início do período barroco, tendo deixado uma importante contribuição para a pintura. Sua obra intitulada Pietá é sem dúvida uma das pinturas mais famosas de seu tempo, como mostram as inúmeras cópias, derivações e transposições de gravuras relativas a ela através dos tempos. Hoje é um verdadeiro cânone da representação da Pietà (Madona) no período barroco. Antes de executá-la, o artista fez alguns estudos, tendo três deles chegado aos nossos dias, o que permite acompanhar o seu raciocínio na criação de tão belo trabalho. Estudamos hoje sua mais famosa obra. Primeiramente é necessário acessar o link CARRACCI – PIETÀ e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
- A temática da pintura de Carracci é:
- Histórica
- Religiosa
- Mitológica
- Científica
- “Pietá” é uma palavra italiana que significa:
- Piedade
- Perseverança
- Prudência
- Purificação
- Três estudo feitos pelo pintor sobre a obra chegaram aos nossos dias, sendo possível saber que ele fez modificações na última versão preparatória em relação à primeira, ficando essa bem próxima do resultado final. Na primeira versão a Virgem Maria encontrava-se…………….. ao lado do corpo morto de Cristo.
- recostada
- de pé
- ajoelhada
- sentada
- Na primeira versão dos estudos encontrados, o corpo de Jesus:
- Encontrava-se estendido no chão.
- Permanecia no colo de sua mãe.
- Era amparado por dois apóstolos.
- Repousava sobre o túmulo.
- No que diz respeito à posição do corpo morto de Cristo, todas as respostas estão corretas, exceto:
- Parte de seu corpo repousa sobre as pernas e ventre de Maria.
- Sua cabeça descansa sobre a mão esquerda de sua mãe Maria.
- Suas pernas estão estendidas sobre uma mortalha branca no chão.
- Seu pé esquerdo postado à frente do direito mostra a marca do prego.
- Sobre os dois anjinhos alados presentes na pintura não podemos afirmar que:
- Apresentam-se nus e extremamente tristonhos.
- Um deles se debruça sobre o corpo da Virgem, sustendo a mão de Cristo.
- O outro, sentado, espeta o dedinho anular na coroa de espinhos.
- O anjinho sentado olha diretamente para o observador.
- A escala monumental das figuras e a composição piramidal chamam a atenção para:
- A tristeza da mãe de Cristo junto ao corpo do filho morto.
- O desalento dos dois anjos que compõem a piedosa obra.
- O rosto choroso de Maria e o gesto comovente de sua mão.
- A gravidade da morte de Cristo e o sofrimento de sua mãe.
- O grupo formado pela Virgem, pelo corpo de Jesus e pelos dois anjos encontra-se próximo:
- ao sepulcro aberto
- aos degraus de uma escada
- aos restos de uma edificação
- a um monte de pedras
- Todos os personagens encontram-se envoltos pela escuridão noturna, só visíveis em razão:
- dos efeitos de luz e do buraco no céu à esquerda
- dos efeitos de luz e das cores das vestes
- das cores das vestes e da luz da lua
- das cores das vestes e do relâmpago à esquerda
- Carracci mostra nesta obra a sua habilidade em combinar de forma original o estilo de dois mestres do passado:
- Leonardo da Vinci e Rafael
- Fra Angelico e Masaccio
- Correggio e Michelangelo
- Giotto e Ticiano
Gabarito
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Lu
Neste trabalho Carracci retrata o sofrimento sereno de Maria que com delicadeza embala a cabeça de seu filho Jesus. Ela está com o rosto inclinado sobre o corpo de seu filho. Uma tristeza resignada dos anjos, nos leva a refletir sobre o sofrimento de Jesus Cristo.
Marinalva
Trata-se de uma obra belíssima, embora carregada de denso sofrimento, como você explica.
Abraços,
Lu
Lu,
São lindas as obras de Carracci e Caravaggio, mostradas nas aulas 64, como representantes da arte Barroca.
Conforme os ensinamentos do curso, as principais características do Barroco são: fervor religioso, contrastes no uso de luzes e sombras extasiantes, apelo às emoções com o objetivo de convencer o observador em relação à fé e utilização de efeitos assimétricos e movimentos diagonais.
Penso que a obra de Caravaggio (A dúvida de Tomé) representa melhor o Barroco do que a obra de Carracci (Pietá) – estudada na aula 64 A. Na minha maneira de ver a obra de Carracci apresenta imagens mais idealizadas, enquanto que a de Caravaggio retrata as cenas com mais realidade e dramaticidade.
Adevaldo
Na minha avaliação, Caravaggio foi o maior mestre do Barroco, não sendo suplantado por nenhum outro. O seu compromisso com a verdade tornou suas obras únicas. Ao estudarmos alguma obras deles isso ficará bem claro.
Abraços,
Lu