Autoria de Moacyr Praxedes
Vários amantes do Cinema escolheram os melhores filmes de todos os tempos do gênero Drama, dando-lhes uma nota de 1 a 10, conforme explica o blog Melhores Filmes:
Para chegar a esta lista de filmes, foi realizada uma pesquisa minuciosa com livros de cinema, em sites e revistas internacionais especializadas, e levou-se em consideração também a premiação em festivais e críticas em importantes veículos mundiais. A cada filme, foi atribuída uma nota, de acordo com a média formulada a partir da pesquisa inicial e do peso que cada obra contém na história do cinema mundial. (http://melhoresfilmes.com.br/generos/drama)
Ranking / Filme / Diretor
101º – Branca de Neve e os Sete Anões (Walt Disney)
102º – O Decálogo (Krzysztof Kieslowski)
103º – Tudo Sobre Minha Mãe (Pedro Almodóvar)
104º – Doze Homens e uma Sentença (Sidney Lumet)
105º – Os Melhores Anos de Nossas Vidas (William Wyler)
106º – Trono Manchado de Sangue (Akira Kurosawa)
107º – Depois do Vendaval (John Ford)
108º – Narciso Negro (Michael Powell)
109º – Rebecca (Alfred Hitchcock)
110º – Oharu – A Vida de uma Cortesã (Kenji Mizoguchi)
111º – Umberto D (Vittorio De Sica)
112º – Fúria Sanguinária (Raoul Walsh)
113º – Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha)
114º – Gandhi (Richard Attenborough)
115º – A Primeira Noite de um Homem (Mike Nichols)
116º – Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (Arthur Penn)
117º – A Caixa de Pandora (Georg Wilhelm Pabst)
118º – Intolerância (D.W. Griffith)
119º – O Bebê de Rosemary (Roman Polanski)
120º – Aguirre – A Cólera dos Deuses (Werner Herzog)
121º – Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos)
122º – Jejum de Amor (Howard Hawks)
123º – O Grande Ditador (Charles Chaplin)
124º – Lacombe Lucien (Louis Malle)
125º – Alexandre Nevski (Sergei Eisenstein)
126º – O Salário do Medo (Henri-Georges Clouzot)
127º – O Alucinado (Luis Buñuel)
128º – Tempo de Viver (Zhang Yimou)
129º – A Greve (Sergei Eisenstein)
130º – Diário de um Pároco de Aldeia (Robert Bresson)
131º – Close Up (Abbas Kiarostami)
132º – Eclipse (Michelangelo Antonioni)
133º – Desejos Proibidos (Max Ophüls)
134º – A Conversação (Francis Ford Coppola)
135º – Berlin Alexanderplatz (Rainer Werner Fassbinder)
136º – Glória Feita de Sangue (Stanley Kubrick)
137º – Hiroshima, Meu Amor (Alain Resnais)
138º – Pacto Sinistro (Alfred Hitchcock)
139º – Grandes Esperanças (David Lean)
140º – Ser ou Não Ser (Ernst Lubitsch)
141º – Paisá (Roberto Rossellini)
142º – Operação França (William Friedkin)
143º – Assim Caminha a Humanidade (George Stevens)
144º – Cidade de Deus (Fernando Meirelles)
145º – Um Sonho de Liberdade (Frank Darabont)
146º – Frankenstein (James Whale)
147º – O Franco Atirador (Michael Cimino)
148º – O Mundo de Apu (Satyajit Ray)
149º – As Invasões Bárbaras (Denys Arcand)
150º – O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (Fred Zinnemann)
151º – Lanternas Vermelhas (Zhang Yimou)
152º – Juventude Transviada (Nicholas Ray)
153º – Rede de Intrigas (Sidney Lumet)
154º – A Árvore dos Tamancos (Ermanno Olmi)
155º – O Piano (Jane Campion)
156º – Como Era Verde Meu Vale (John Ford)
157º – O Jogador (Robert Altman)
158º – Farrapo Humano (Billy Wilder)
159º – Platoon (Oliver Stone)
160º – A Noite Americana (François Truffaut)
161º – Vidas Amargas (Elia Kazan)
162º – Patton – Rebelde ou Herói? (Franklin J. Schaffner)
163º – Julgamento em Nuremberg (Stanley Kramer)
164º – Trainspotting, Sem Limites (Danny Boyle)
165º – Os Imperdoáveis (Clint Eastwood)
166º – Gritos e Sussurros (Ingmar Bergman)
167º – A Cadela (Jean Renoir)
168º – O Segredo das Jóias (John Huston)
169º – Amargo Pesadelo (John Boorman)
170º – Obsessão (Luchino Visconti)
171º – Breaker Morant (Bruce Beresford)
172º – Cais das Sombras (Marcel Carné)
173º – Jean de Florette (Claude Berri)
174º – O Vento Será Tua Herança (Stanley Kramer)
175º – Segredos e Mentiras (Mike Leigh)
176º – Milagre na Rua 34 (George Seaton)
177º – A Pequena Loja da Rua Principal (Ján Kadár)
178º – A Mulher Faz o Homem (Frank Capra)
179º – Um Rosto na Multidão (Elia Kazan)
180º – Vítimas da Tormenta (Vittorio De Sica)
181º – Hannah e Suas Irmãs (Woody Allen)
182º – A Fraternidade É Vermelha (Krzysztof Kieslowski)
183º – Barry Lyndon (Stanley Kubrick)
184º – O Exorcista (William Friedkin)
185º – A Um Passo da Eternidade (Fred Zinnemann)
186º – Terra em Transe (Glauber Rocha)
187º – A Nave da Revolta (Edward Dmytryk)
188º – A Mulher da Areia (Hiroshi Teshigahara)
189º – Cinzas e Diamante (Andrzej Wajda)
190º – Festa de Família (Thomas Vinterberg)
191º – O Medo Devora a Alma (Rainer Werner Fassbinder)
192º – Neste Mundo e no Outro (Michael Powell)
193º – O Inimigo Público (William A. Wellman)
194º – Minha Querida Dama (George Cukor)
195º – Inverno de Sangue em Veneza (Nicolas Roeg)
196º – Perdidos na Noite (John Schlesinger)
197º – O Pianista (Roman Polanski)
198º – O Nascimento de uma Nação (D.W. Griffith)
199º – Fuga do Passado (Jacques Tourneur)
200º – A Última Sessão de Cinema (Peter Bogdanovich)
Vejam também RANKING DOS 100 MELHORES FILMES / DRAMA
Views: 1
Moacyr
Gostei muito de a Fraternidade é Vermelha. Muito menos pela triologia em si, mas pelas cores, pela fotografia, e pelo vermelho, que é a cor da paixão.
Não sei por que Platoon está aí. Muita guerra, pouca compaixão, solidariedade e amor.
Parabéns pelo excelente trabalho, este e os anteriores.
Ed
Esses rankings refletem apenas a opinião de um grupo.
Por isso, aparecem filmes que não estão de acordo com o nosso gosto.
Também não gosto de certos dramas muito violentos.
Abraços,
Lu