A ARTE DO NEO E DO PÓS-IMPRESSIONISMO

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Autoria de Lu Dias Carvalho

Os estudiosos da Arte consideram o Neo impressionismo e o Pós-Impressionismo como uma extensão do Impressionismo, originados do descontentamento de alguns artistas com suas limitações, embora não se possa negar que o Impressionismo transformou e elevou a arte francesa, ao mostrar novas maneiras de retratar o mundo físico. Contudo, esses pintores achavam que ele já se esgotara — o que acaba acontecendo com todo estilo de arte. Queriam bem mais do que pintar sombras e reflexos. Tanto é que, dentre as mudanças efetuadas por eles estavam o uso de cores vivas, camadas grossas de tinta e pinceladas expressivas que fortaleciam as formas geométricas.

Os dois termos, portanto — Neoimpressionismo e Pós-Impressionismo —, dizem respeito a um período (1880 a 1910) de renovação artística ímpar. Se eram variados os estilos dos pintores desses 30 anos de Neoimpressionismo e Pós-Impressionismo, variados também eram seus temas. Em nenhum dos casos tratava-se de grupos coesos com objetivos específicos ou com um estilo em comum. Os artistas dessa fase, dotados de estilos específicos, não podem ser enquadrados em um movimento artístico.

Muitos dos artistas que trabalharam nesse período haviam passado pela fase impressionista ou foi por este movimento influenciado em um ou outro aspecto de sua caminhada. Essa nova geração de artistas almejava, além da busca pelo naturalismo, expressar sentimentos e ideias — o que não estava presente no Impressionismo — através de suas pinceladas, do uso radical da cor e do contexto. Dentre esses pintores, Paul Cézanne foi aquele que maior influência exerceu sobre outros artistas. Foram seus experimentos com a composição e o volume que levaram ao Cubismo e à Arte Abstrata.

Os artistas desse período recriaram a arte da pintura ao ressaltar as formas geométricas e aplicar um colorido artificial, a exemplo de Cézanne que revolucionou a perspectiva com a aplicação de planos interrompidos de cor e de Georges Seurat que desenvolveu uma técnica conhecida como “pontilhismo” (ou divisionismo), ao estudar as cores complementares, aplicando-as sobre a tela como pequenos pontos regulares de cor pura, com o objetivo de que esses se fundissem diante do olhar do observador, dando vida a uma mistura óptica de cores.

A tela intitulada “Tarde de Domingo na Ilha da Grande Jatte” (ilustração) de autoria de Georges Seurat foi responsável por lançar o Neoimpressionismo. Após sua morte precoce aos 31 anos, seu grande amigo Paul Signac tornou-se o líder do grupo, tendo escrito que “a técnica dos impressionistas é instintiva e instantânea e a dos neoimpressionistas é deliberada e constante”. A expressão “neoimpressionismo” foi cunhada pelo crítico Félix Fénéon e caracteriza-se pelas pinturas de Seurat e pelo modo como ele usa pontos de cor pura.

O termo “pós-impressionista”, criado pelo pintor e crítico de arte inglês Roger Fry, engloba, na verdade, a obra de quatro artistas: Paul Cézanne, Georges-Pierre Seurat, Vincent van Gogh e Paul Gauguin. Sendo todos eles, de uma forma ou de outra, influenciados pelo Impressionismo, como mostram as evidências: Cézanne foi atraído pela estrutura pictórica; a Seurat interessou o caráter científico da cor; Van Gogh usou as pinceladas fortes para transmitir sua intensidade emocional; e Gauguin fez experiências com o uso simbólico da cor e dos traços. São tidos como os principais precursores dos movimentos artísticos do século XX. A eles foram agregados os nomes de Renoir e Toulouse-Lautrec.

Obs.: Reforce seus conhecimentos com artigos referentes a este estilo:
Cézanne – AS GRANDES BANHISTAS (III)
Seurat – TARDE DE DOMINGO NA GRANDE JATTE
Signac – CAPO DI NOLI
Teste – A ARTE DO NEO E PÓS-IMPRESSIONISMO
Toulouse-Lautrec – NO MOULIN ROUGE: A DANÇA…
Van Gogh – NOITE ESTRELADA

Fontes de pesquisa
Tudo sobre arte/ Editora Sextante
Manual compacto de arte/ Editora Rideel
A história da arte/ E. H. Gombrich
História da arte/ Folio
Arte/ Publifolha

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